Show simple item record

dc.contributor.advisorSantos, Simone Valdete dospt_BR
dc.contributor.authorAguiar, Sabrina Viegas dept_BR
dc.date.accessioned2022-04-25T17:45:44Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/237731pt_BR
dc.description.abstractCompreender o processo de tornar - se professor, quais caminhos me direciona ra m à docência e levar ao conhecimento de futuros professores estas reflexões é demonstrado nesse trabalho . Descrevo minha a trajetória , inclusive ao passar pelos programas de formação inicial de professores, quais sejam: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docê ncia e Residência Pedagógica , financiados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de P essoal de Nível Superior como acadêmica do curso Ciências da Natureza, bem como as experiências vividas na docência ao Ensino Médio e Ensino Profissionalizante , ambos públicos. A metodologia de pesquisa empregada é autobiogr afia qualitativa baseada em experiências pessoais , fundam entada em teorias da educação e autobiografias de educadoras e educadores . Espera - se, com os resultados dos relatos e estudo dos referenciais, reforçar as aprendizagens obtidas nos programas de iniciação à docência e no ensino profissional contribui ndo para a formação inicial e atualização de professores . Este trabalho foi realizado durante o ensino remoto devido a pandemia por SARS - Cov, COVID - 19.pt_BR
dc.description.abstractThe understanding of the process of becoming a teacher, which paths led to teaching and bringing to the knowledge of future teachers such reflections is demonstrated in this work, describing the author's trajectory, including the programs of initial teacher tr aining, namely: Institutional Program of Scholarship s for Teaching Initiation (IPSTI) and Pedagogical Residency, financed by the Coordenação de Aperfeiçoamento de P essoal de Nível Superior (CAPES) as an academic of the Natural Sciences course, as well as t he experiences lived in teaching at High School and Vocational Education, both public. The research methodology used is a qualitative autobiography based on personal experiences, based on theories of education and autobiographies of educators. It is expect ed, with the results of the reports and study of the references, to reinforce the learning obtained in the programs of initiation to teaching and in professional education, contributing to the formation and updating of (future) in the exercise of teaching. This work was carried out during remote teaching due to the pandemic by SARS - Cov, COVID - 19.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTrajectoryen
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectGenreen
dc.subjectAutobiografiapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPIBIDen
dc.subjectPedagogical residenceen
dc.titleCaminhos da docência : reflexão autobiográficapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001138861pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationCiências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record