A constituição da identidade docente entre a projeção do mercado e as lutas do comum
Visualizar/abrir
Data
2021Tipo
Resumo
Neste artigo examinamos como a formação de professores assumiu centralidade nas reformas educacionais contemporâneas. Referenciados em Pierre Dardot e Christian Laval (2016) e Stephen Ball (2002 e 2005), analisamos a forma pela qual a racionalidade neoliberal se impôs nas políticas de formação de professores, sob os desígnios do gerencialismo e da performatividade como tecnologias políticas. Guiados pela concepção de comum como princípio político alternativo (Dardot; Laval, 2017), mostramos que ...
Neste artigo examinamos como a formação de professores assumiu centralidade nas reformas educacionais contemporâneas. Referenciados em Pierre Dardot e Christian Laval (2016) e Stephen Ball (2002 e 2005), analisamos a forma pela qual a racionalidade neoliberal se impôs nas políticas de formação de professores, sob os desígnios do gerencialismo e da performatividade como tecnologias políticas. Guiados pela concepção de comum como princípio político alternativo (Dardot; Laval, 2017), mostramos que, entretanto, há um movimento global de resistência a tais tecnologias políticas neoliberais, no Brasil protagonizado pelo Movimento dos Educadores, que há quatro décadas luta pela qualificação da formação de professores e valorização profissional a partir da perspectiva histórico-crítica, expressa na Base Comum Nacional e incorporada nas resoluções CNE/CP nº 01/2006 e nº 02/2015. ...
Abstract
In this article we examine how teacher education became a central issue in contemporary educational reforms. Referenced in Pierre Dardot and Christian Laval (2016) and Stephen Ball (2002 and 2005), we analyze the way neoliberal rationality has ascended within teacher education policies, by means of managerialism and performativity as political technologies. Lead by the conception of common as an alternative political principle (Dardot; Laval, 2017), we show that, nonetheless, there’s a global m ...
In this article we examine how teacher education became a central issue in contemporary educational reforms. Referenced in Pierre Dardot and Christian Laval (2016) and Stephen Ball (2002 and 2005), we analyze the way neoliberal rationality has ascended within teacher education policies, by means of managerialism and performativity as political technologies. Lead by the conception of common as an alternative political principle (Dardot; Laval, 2017), we show that, nonetheless, there’s a global movement of resistance to such neoliberal political technologies, which in Brazil has been carried out by the Movement of Educators. For as long as four decades, they fight for the enhancement of teacher education and for teaching as a valued professional career through the historical-critical perspective, supported in the Common National Basis and in the National Council on Education guidelines - CNE/CP nº 01/2006 and nº 02/2015. ...
Contido em
Currículo sem fronteiras : revista para uma educação crítica e emancipatória. Vol. 21, n. 3 (set./dez. 2021), p. 1266-1289
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (39199)Ciências Humanas (6695)
Este item está licenciado na Creative Commons License