Show simple item record

dc.contributor.advisorKonzen, Lucas Pizzolattopt_BR
dc.contributor.authorGomes, Pedro de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2022-04-21T04:39:27Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/237608pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho busca responder quais foram as mudanças ocorridas nas trajetórias dos professores da pós-graduação da Faculdade de Direito da UFRGS no período entre 2001 e 2018, uma vez que a própria estrutura dos campos sociais em que o programa está inserido se alterou. Para isso, mobiliza uma literatura que lida com a história das faculdades de direito no Brasil, a expansão da pós-graduação e o problema da dependência das pós-graduações em direito para com a prática jurídica. Utilizando-se dos conceitos de Bourdieu e das fontes primárias fornecidas pelo trabalho de Engelmann (2004), chegou-se à conclusão que, diferentemente do observado em 2001, há um novo grupo de professores e professoras que orientam suas trajetórias de acordo com as regras do campo científico brasileiro, e não mais tão somente da prática jurídica, caracterizando uma autonomia outrora inexistente, sem romper com a origem social unitária entre esses professores.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to answer what were the changes in professors of Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) Law School trajectories between 2001 and 2018, once the structure of the social fields that the program interacts have changed. The study mobilizes a literature that deals with the history of brazilians law schools, the postgraduate expansion, and the problem of dependency between law schools postgraduate studies and legal practice. Using Bourdieu’s concepts and the primary data of Engelmann’s (2004) study, this work reached the conclusion that, differently of the observed in 2001, there’s a new group of professors guiding their trajectories through scientific field rules, no longer just legal practice-oriented, featuring a new autonomy. Although, without breaking with the unitary social origin among these professors.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLaw school postgraduate studiesen
dc.subjectSociologia do direitopt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectSocial fieldsen
dc.subjectUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Direitopt_BR
dc.subjectSociology of lawen
dc.titleEntre o campo acadêmico e o campo jurídico : as mudanças na trajetória dos docentes da pós-graduação da Faculdade de Direito da UFRGS entre 2001 e 2017-18pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001139596pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Direitopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationCiências Jurídicas e Sociaispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record