Ensinando outras histórias sobre a casa da feitoria velha através de um zine: uma proposta de educação das relações étnico raciais no ensino de história em São Leopoldo - RS
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Mara Cristina de Matos | pt_BR |
dc.contributor.author | Leite, Christian Arnold | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-19T04:39:18Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/237459 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação trata do estudo sobre a concepção e elaboração de um zine como uma proposta de ensino e aprendizagem de História na perspectiva da Educação das Relações Étnico-Raciais – a E.R.E.R.. Compreendendo um zine como um objeto cultural constituído artesanalmente com o intuito primordial de comunicar algo a alguém, propõe-se o estudo da concepção e elaboração de um zine, a E.R.E.R. no Zine: uma ação educacional antirracista ao colocar em primeiro plano a História e a Cultura Africana, AfroBrasileira e Indígena no ensino de História na rede pública de ensino fundamental do município de São Leopoldo - RS. No zine foram desenvolvidas outros ensinamentos sobre a história da Casa da Feitoria Velha/Museu do Imigrante, conhecida como a Casa do Imigrante, um bem cultural patrimonializado localizada na região da Feitoria em São Leopoldo, na perspectiva da Educação Patrimonial decolonizadora de saberes constituídos. Nestas perspectivas, o zine foi constituído como uma forma de conhecimento na contramão dos usos correntes do patrimônio histórico em São Leopoldo. Para tanto, este estudo está organizado em capítulos onde o contato com a História da Casa da Feitoria Velha me possibilitou o desvelamento de conhecimentos sobre os processos de visibilização e invisibilização da presença da história e da cultura indígena e africana em São Leopoldo. A partir da observância dos referenciais legais para o ensino e aprendizagem das diversidades étnico-raciais no ensino de História, propõe-se a concepção e elaboração do zine A E.R.E.R. no Zine objetivando o tensionamento das percepções vigentes sobre o patrimônio cultural do município, contribuindo para a educação das relações étnico-raciais numa cidade considerada o berço da imigração alemã para o Brasil. | pt_BR |
dc.description.abstract | The following paper debates the insight on the conception and elaboration of zines as a means to teach and learn History under the perspective of the Education for the Ethnic-Racial Relations – the E.R.E.R.. By understanding zines as handmade cultural tools that have the primary objective of communicating something to someone, we set ourselves the task of studying the conception and elaboration of one particular zine, the E.R.E.R. Zine: an anti-racist pedagogical initiative which proposes making African, Afro-Brazilian and Indigenous Histories and Culture the spearhead of the History teaching policies for the public elementary school system of the city of São Leopoldo, State of Rio Grande do Sul, Southern Brazil. Through articles published in the zine, an alternative pedagogical view on the Story of the Casa da Feitoria Velha/Museu do Imigrante (“Old Factory Estate/Museum of Immigration”) – known as Casa do Imigrante (“House of the Immigrant”) and declared a cultural heritage site located in the Feitoria neighborhood in São Leopoldo – was developed. From this new perspective, the zine was constituted as a means of knowledge alternative to the current uses of the historical heritage in São Leopoldo. Therefore, this study is divided into chapters where, through contact with the Story of the Casa da Feitoria Velha, I was able to shed a light on the processes of making São Leopoldo’s Indigenous and African Histories and Culture visible. From the observation of the legal references for the teaching and learning of ethnic-racial diversity in History, we propose the conception and the elaboration of the E.R.E.R. Zine, aiming to intensify current perceptions on the city’s cultural heritage, contributing for the education of ethnic-racial relations in a city considered to be the cradle of the German immigration to Brazil. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação das Relações Étnicos-Raciais (ERER) | pt_BR |
dc.subject | History teaching | en |
dc.subject | Educação patrimonial | pt_BR |
dc.subject | Ethnic-racial relations education | en |
dc.subject | Heritage education | en |
dc.subject | Cultura africana | pt_BR |
dc.subject | Cultura indígena | pt_BR |
dc.subject | African and indigenous history and culture | en |
dc.subject | Zine | en |
dc.subject | Fanzine | pt_BR |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | São Leopoldo (RS) | pt_BR |
dc.title | Ensinando outras histórias sobre a casa da feitoria velha através de um zine: uma proposta de educação das relações étnico raciais no ensino de história em São Leopoldo - RS | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001139331 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
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