Escola pra que(m)? cenas de exclusão
dc.contributor.advisor | Costa, Cristiano Bedin da | pt_BR |
dc.contributor.author | Dermann, Lilo Gonzales | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-19T04:39:17Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/237457 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como tema os processos de exclusão escolar no cotidiano. Tendo como base empírica minha vivência durante o estágio de docência em Ciências, e livremente inspirado nos Fragmentos de um discurso amoroso, de Roland Barthes, e em Uma vida de professora, de Sandra Mara Corazza, é escrito por meio de cenas, nas quais elementos do vivido são ficcionalizados para uma maior aproximação dos sentimentos provocados pelo estágio. As cenas disparam bastidores, compostos por meio de diálogos com autores, artistas, amigos e meus próprios pensamentos. Neles, procuro pensar criticamente a docência como um processo humano, criativo, filosófico, político e contraditório. Através destas reflexões, concluo que a exclusão escolar está ligada ao que os gestores e professores acreditam ser a função da escola e o que consideram ser um bom aluno, frutos de um pensamento hegemônico racista, colonial e historicamente excludente. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Exclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Decolonialidade | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.title | Escola pra que(m)? cenas de exclusão | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001130183 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Biociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Biológicas: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License