Show simple item record

dc.contributor.advisorCosta, Cristiano Bedin dapt_BR
dc.contributor.authorDermann, Lilo Gonzalespt_BR
dc.date.accessioned2022-04-19T04:39:17Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/237457pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como tema os processos de exclusão escolar no cotidiano. Tendo como base empírica minha vivência durante o estágio de docência em Ciências, e livremente inspirado nos Fragmentos de um discurso amoroso, de Roland Barthes, e em Uma vida de professora, de Sandra Mara Corazza, é escrito por meio de cenas, nas quais elementos do vivido são ficcionalizados para uma maior aproximação dos sentimentos provocados pelo estágio. As cenas disparam bastidores, compostos por meio de diálogos com autores, artistas, amigos e meus próprios pensamentos. Neles, procuro pensar criticamente a docência como um processo humano, criativo, filosófico, político e contraditório. Através destas reflexões, concluo que a exclusão escolar está ligada ao que os gestores e professores acreditam ser a função da escola e o que consideram ser um bom aluno, frutos de um pensamento hegemônico racista, colonial e historicamente excludente.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectExclusão escolarpt_BR
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.titleEscola pra que(m)? cenas de exclusãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001130183pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record