Quem tem medo da ciência? o terror na sétima arte como estratégia pedagógica e interdisciplinar na popularização da ciência e ensino de microbiologia
Visualizar/abrir
Data
2019Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Em tempos sombrios onde a ciência passa por difamação, onde há cortes nos investimentos em educação, saúde e cultura, bem como desincentivo à pesquisa e à arte, faz-se necessário a reflexão e intervenção acerca do futuro intelectual que semearemos em nosso país. Uma crescente “onda” de terraplanistas, movimentos anti-vacinação e inúmeras refutações às pesquisas científicas, deixam boa parte da população constantemente sem sono e imersos em um filme de terror constante, que não tem nada de ficci ...
Em tempos sombrios onde a ciência passa por difamação, onde há cortes nos investimentos em educação, saúde e cultura, bem como desincentivo à pesquisa e à arte, faz-se necessário a reflexão e intervenção acerca do futuro intelectual que semearemos em nosso país. Uma crescente “onda” de terraplanistas, movimentos anti-vacinação e inúmeras refutações às pesquisas científicas, deixam boa parte da população constantemente sem sono e imersos em um filme de terror constante, que não tem nada de ficcional e que nunca chega ao fim. Em resposta ao contexto de “balbúrdia científicacultural” presente, este trabalho objetivou estimular a reflexão e criticidade, utilizando uma metodologia de ensino inspirada em uma experiência de incitação pessoal por títulos e contos de terror, uma paixão pela sétima arte para o despertar de interesse nas temáticas relacionadas à ciência, em particular à biologia e microbiologia. A utilização de filmes em ambientes de ensino, se bem manipulada pela educadora, pode ser um grande atrativo e facilitador didático no ensino de microbiologia. Essa prática pode proporcionar um primeiro contato, e quem sabe o aprendizado de um conteúdo um tanto abstrato e deveras não muito simples de ser abordado, como é a área da microbiologia. Então, com o intuito de estimular a criação de metodologias de ensino, situar ruptura e conflitos, interseccionou-se nessa pesquisa a popularização da ciência, ensino de microbiologia, a sétima arte e o terror. A pesquisa utilizou 4 filmes de terror/ficção para serem assistidos e debatidos em conjunto com oficinas sobre história do cinema, ciência, saúde e práticas de microbiologia. Essa pesquisa foi aplicada com 15 educandos de 12 a 16 anos em uma instituição filantrópica de Ação Social na cidade de Porto Alegre (RS) entre os meses setembro e outubro de 2019. As referidas oficinas e cine debates revelaram-se como uma ótima alternativa didática na abordagem da temática da microbiologia no espaço não formal de ensino escolhido. A partir das apresentações, aulas práticas e cine debates, os alunos puderam vivenciar o conteúdo e segundo os resultados nos questionários e relatos, ampliar a perspectiva em relação a ciência e a microbiologia. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Biológicas (1355)
Este item está licenciado na Creative Commons License