Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorJunqueira, Heloisapt_BR
dc.contributor.authorVivan, Gabriela Luisapt_BR
dc.date.accessioned2022-04-19T04:38:29Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/237381pt_BR
dc.description.abstractO tema dos resíduos sólidos configura entre as principais problemáticas ambientais dos espaços urbanos. Nesse aspecto, os catadores de materiais recicláveis podem ser considerados verdadeiros agentes ambientais, já que retornam ao ciclo produtivo grande quantidade de materiais que seriam ou destinados a aterros sanitários ou depositados em locais inadequados. Apesar de avanços no sentido de incluir essa população, muitas vezes marginalizada, esses profissionais ainda não recebem o devido reconhecimento. Isso se exemplifica pela má separação dos resíduos domiciliares encaminhados às cooperativas de catadores, que, resultado da falta de conscientização ou informação por parte da população, gera danos ambientais e reduz a renda dos catadores. Em Porto Alegre é grande o número de escolas situadas no entorno de cooperativas de reciclagem que atuam na triagem e na venda de materiais. Parcerias entre essas instituições poderiam ser uma forma de promover uma Educação Ambiental crítica, a partir da realidade dos estudantes. Essa pesquisa objetivou identificar possíveis aproximações entre uma cooperativa e as escolas públicas próximas. O espaço de estudo foi a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis da Cavalhada e duas escolas públicas situadas nos seus arredores. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação e a entrevista semiestruturada. Catadores e educadores que tivessem algum histórico em Educação Ambiental foram convidados a participar, totalizando em oito entrevistados. O tratamento dos dados se deu pelo método de análise de conteúdo. Os resultados apontam para uma relação fraca e pontual entre a cooperativa e as escolas em estudo, apesar desses contatos serem extremamente gratificantes para as catadoras, que se sentem valorizadas nesses momentos. Projetos em Educação Ambiental a partir da temática dos resíduos vem sendo planejados ou executados em ambas escolas, sendo um interessante momento para que essas instituições aproximem suas práticas do trabalho realizado pelos catadores, de forma a aproximar a escola da comunidade.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectCooperativaspt_BR
dc.subjectReciclagempt_BR
dc.subjectCatadorespt_BR
dc.subjectResíduos sólidospt_BR
dc.titleO potencial educativo do galpão de reciclagem : aproximações entre uma cooperativa de recicladores e escolas públicas do entornopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001130203pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem