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dc.contributor.authorRodrigues, Marco Aurélio Torrespt_BR
dc.contributor.authorMassoni, Neusa Teresinhapt_BR
dc.date.accessioned2022-04-15T04:43:45Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn1982-4866pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/237331pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa que busca acompanhar tanto o processo de implementação e problematização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre as novas exigências na disciplina de Ciências para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental; quanto a formação continuada de um grupo de professores da rede municipal de Santana do Livramento/RS. Com base na promoção da autonomia docente, por meio do processo de desenvolvimento de uma percepção reflexivo-crítica (CONTRERAS, 2002), delineamos a investigação em dois estudos. Partindo da pesquisa-ação, propomos um projeto de extensão visando a formação continuada de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em relação aos conteúdos da componente curricular de Ciências. Nesse projeto, acompanhamos 22 cursistas, em que gravamos os encontros para realizarmos uma escuta atenta para posterior análise. Dessa análise, verificamos a transição de uma visão ingênua para uma postura crítica dos educadores em relação à BNCC; o que permitiu a elaboração de quatro categorias analíticas, que refletem preocupações dos professores com a verticalização do novo documento, bem como a necessidade da realização de formação continuada a respeito de temas de Ciências. Essas preocupações são o ponto de partida para a segunda etapa da pesquisa, ainda em andamento.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents partial results of a research that seeks to follow both the process of implementation and problematization of the National Common Curricular Base (BNCC) on the new requirements in the discipline of Science for the Initial Years of Elementary School; and the continuing education of a group of teachers from the municipal network of Santana do Livramento -RS. Based on the promotion of teacher autonomy, through the process of developing a reflexive-critical perception (CONTRERAS, 2002), we outlined the investigation in two studies. Based on action research, we propose an extension project aimed at the continued training of teachers in the Initial Years of Elementary School, in relation to the contents of the Science curricular component. In this project, we accompanied 22 course participants, in which we recorded the meetings to listen carefully for further analysis. From this analysis, we verified the transition from a naive view to a critical posture of educators in relation to the BNCC; which allowed the elaboration of four analytical categories, which reflect the teachers' concerns with the verticalization of the new document, as well as the need to carry out continuing education on Science topics. These concerns are the starting point for the second stage of the research, still in progress.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Dynamis. Blumenau, FURB. Vol. 28 no. 1 (2022), p. 186-208pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectScienceen
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEarly years of elementary schoolen
dc.subjectContinuing teacher educationen
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectGeneralist educatorsen
dc.titleFormação continuada para educadores dos anos iniciais do ensino fundamental : a BNCC e a busca da autonomia docente para construir os currículos de Ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeContinuing education for educators in the early years of elementary school : the BNCC and the search for teaching autonomy to build science curriculumsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001139469pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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