Revisão de literatura sobre o uso da realidade aumentada no ensino de química
dc.contributor.author | Mazzuco, Alex Eder da Rocha | pt_BR |
dc.contributor.author | Krassmann, Aliane Loureiro | pt_BR |
dc.contributor.author | Bastiani, Ederson | pt_BR |
dc.contributor.author | Reategui, Eliseo Berni | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-13T04:50:59Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-1916 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/237106 | pt_BR |
dc.description.abstract | Nos últimos anos a Realidade Aumentada (RA) tem atraído a atenção de pesquisadores de diversas áreas. Por sua especial capacidade de criar ambientes que facilitam a compreensão de conceitos abstratos, esta tecnologia tem sido amplamente utilizada no ensino de Química. Neste contexto, este trabalho apresenta uma revisão sistemática de literatura, buscando revelar as tendências científicas, o público-alvo e os principais tópicos em que essa tecnologia é aplicada. Foram revisados artigos publicados em periódicos e conferências internacionais no período de 2011 a 2020. Entre os principais resultados encontrados, está o constante aumento de estudos nos últimos três anos, o público-alvo sendo formado majoritariamente por estudantes do ensino superior, e estruturas moleculares como o principal tópico da Química em que a RA é utilizada. | pt_BR |
dc.description.abstract | In recent years, Augmented Reality (AR) has attracted the attention of researchers from different areas. Due to its special ability to create environments that facilitate the understanding of abstract concepts, this technology has been widely used in the teaching of Chemistry. In this context, this work presents a systematic literature review, seeking to reveal scientific trends, the target audience and the main topics in which this technology is applied. Articles published in international journals and conferences from 2011 to 2020 were reviewed. Among the main results found, there is the constant increase in studies in the last three years, the target audience being formed mostly by higher education students, and molecular structures such as the main topic of Chemistry in which AR is used. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 19, n. 2 (2021), p. 402-412 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Augmented reality | en |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Chemistry teaching | en |
dc.subject | Química | pt_BR |
dc.subject | Educational technology | en |
dc.title | Revisão de literatura sobre o uso da realidade aumentada no ensino de química | pt_BR |
dc.title.alternative | Literature review on the use of augmented reality in chemistry teaching | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001137876 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Humanas (6919)