Jovens e cursinho pré-vestibular popular : narrativas e perspectivas
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Date
2021Author
Type
Title alternative
Youths and popular preparatory course : narratives and perspectives
Jóvenes y curso preuniversitario popular : narrativas y perspectivas
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O artigo aborda a participação social de jovens num cursinho pré-vestibular popular da região metropolitana de Porto Alegre. Teve como objetivo central compreender os principais sentidos atribuídos pelos jovens à experiência realizada no cursinho. A pesquisa teve cunho qualitativo, a partir da qual foi empregada a metodologia das narrativas juvenis como forma de produção dos dados. Participaram da investigação sete jovens, professores do coletivo, que narraram as suas experiências de atuação e ...
O artigo aborda a participação social de jovens num cursinho pré-vestibular popular da região metropolitana de Porto Alegre. Teve como objetivo central compreender os principais sentidos atribuídos pelos jovens à experiência realizada no cursinho. A pesquisa teve cunho qualitativo, a partir da qual foi empregada a metodologia das narrativas juvenis como forma de produção dos dados. Participaram da investigação sete jovens, professores do coletivo, que narraram as suas experiências de atuação e de envolvimento no espaço de pesquisa. Os referenciais teóricos que fundamentam este trabalho no campo da educação e das juventudes compreendem Alberto Melucci, Alessandro Lutfy Ponce de Leon, Helena Abramo, Maria Virginia de Freitas, Regina Novaes, entre outros. Os resultados evidenciaram que a participação no cursinho possibilitou a construção de sentidos individuais e coletivos. De um lado, os jovens destacam o crescimento pessoal, a formação profissional e a consciência social, enquanto que, de outro lado, a politização, a sociabilidade, a intervenção social e a mobilização pelo direito à educação superior para todos. Ficou evidente ainda que os processos formativos vivenciados no grupo possibilitam uma ampliação do olhar dos jovens participantes, permitindo que tenham uma visão mais ampliada de seu futuro, da educação e da realidade social. ...
Abstract
The articleaddresses the social participation of youths in a popular university preparatory course in the metropolitan area of Porto Alegre. It aimed to understand some key meanings these participants have given to their experience in the course. It is qualitative research and has used the youth narrative methodology as a means of data collection. In the study, seven young people have narrated their experiences as teachers in the course and involvement in the space of research. The theoretical ...
The articleaddresses the social participation of youths in a popular university preparatory course in the metropolitan area of Porto Alegre. It aimed to understand some key meanings these participants have given to their experience in the course. It is qualitative research and has used the youth narrative methodology as a means of data collection. In the study, seven young people have narrated their experiences as teachers in the course and involvement in the space of research. The theoretical framework behind this paper in the education and youths field comprises Alberto Melucci, Alessandro Lutfy Ponce de Leon, Helena Abramo, Maria Virginia de Freitas, Regina Novaes, and others. It was found that their participation in the preparatory course has enabled them to buildindividual and group meanings. On one hand, they highlight personal growth, professional training, and social awareness, and, on the other hand, politization, sociability, social intervention, and the mobilization for the right to higher education for all. It is clear that the training processes lived in the group enable participants to widen their views, allowing them to have a wider view of their future, education, and social reality. ...
Resumen
El artículo aborda la participación social de los jóvenes en un curso preuniversitario popular en la región metropolitana de Porto Alegre. Su principal objetivo fue comprender los principales significados que los jóvenes atribuyen a la experiencia desarrollada en el curso de preparación. La investigación fue cualitativa, a partir de la cual se utilizó la metodología de narrativas juveniles como forma de producción de datos. Siete jóvenes, docentes del colectivo, participaron de la investigación ...
El artículo aborda la participación social de los jóvenes en un curso preuniversitario popular en la región metropolitana de Porto Alegre. Su principal objetivo fue comprender los principales significados que los jóvenes atribuyen a la experiencia desarrollada en el curso de preparación. La investigación fue cualitativa, a partir de la cual se utilizó la metodología de narrativas juveniles como forma de producción de datos. Siete jóvenes, docentes del colectivo, participaron de la investigación, quienes narraron sus experiencias de actuación e involucramiento en el espacio de investigación. Los referentes teóricos que sustentan este trabajo en el campo de la educación y la juventud incluyen a Alberto Melucci, Alessandro Lutfy Ponce de León, Helena Abramo, María Virginia de Freitas, Regina Novaes, entre otros. Los resultados mostraron que la participación en el curso permitió la construcción de significados individuales y colectivos. Por un lado, los jóvenes enfatizan el crecimiento personal, la formación profesional y la conciencia social, mientras que, por otro, la politización, la sociabilidad, la intervención social y la movilización por el derecho a la educación superior para todos. También fue evidente que los procesos formativos vividos en el grupo permiten ampliar la mirada de los jóvenes participantes, permitiéndoles tener una visión más amplia de su futuro, educación y realidad social. ...
In
Revista Communitas. Cruzeiro do Sul, AC. Vol. 5, n. 12 (out./dez. 2021), p. 289-301
Source
National
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