Show simple item record

dc.contributor.advisorPerry, Gabriela Trindadept_BR
dc.contributor.authorSouza, Napoliana Silva dept_BR
dc.date.accessioned2022-04-12T04:43:44Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/236995pt_BR
dc.description.abstractCursos Online Massivos e Abertos (MOOCs) lidam com variados desafios, e talvez um dos mais importantes seja que após a matrícula, é difícil para muitos estudantes manterem-se engajados e completarem os cursos. Esse problema pode estar ligado a vários elementos, motivando esta pesquisa a olhar fatores subjetivos. Diante disso, teve-se como objetivo de estudo levantar os traços de personalidade e emoções de realização de estudantes de MOOCs, e observar se eles se correlacionam com o engajamento (medido como acesso aos materiais dos cursos) e o sucesso acadêmico (desempenho e conclusão). Tratou-se de um estudo de casos múltiplos, sendo investigado três MOOCs da plataforma Lúmina. Os traços de personalidade foram avaliados com o uso do “Inventário de Personalidade de Dez Itens” (TIPI). As emoções de realização foram reconhecidas de duas maneiras: o uso do “Questionário das Emoções de Realização” (AEQ), e de algoritmos de Análise de Sentimentos nos fóruns dos cursos, com apoio de um dicionário customizado para o português, que teve como entrada a “Lista de Adjetivos de Emoções de Realização” (AEAL). Análises correlacionais foram realizadas, e para elucidar elementos não esclarecidos por meio das técnicas quantitativas, aplicou-se um questionário aberto com os estudantes. As principais descobertas indicaram que os traços de agradabilidade, estabilidade emocional e abertura à experiência apresentaram correlações estatisticamente significativas, porém fracas com engajamento. Traços de personalidade positivos (abertura à experiência e conscienciosidade) correlacionaram fracamente com emoções de realização positivas (prazer em aprender e orgulho). Os resultados do AEQ evidenciaram prevalência de emoções positivas, contudo não foi encontrada correlação significativa com o desempenho e conclusão dos cursos. Nos fóruns, o AEAL identificou maiores ocorrências de emoções de realização (positivas e negativas), mostrando maior capacidade para capturar emoções de realização vivenciadas por estudantes. O questionário aberto esclareceu que a conclusão dos cursos esteve atrelada a diferentes elementos (e.g., gostar do tema, o interesse em novos conhecimentos, a qualidade das aulas, didática do professor, o certificado), o que justificou as emoções coletadas pelo AEQ não terem apresentado efeitos no sucesso acadêmico. Os estudantes também informaram que seus traços de personalidade atuaram positivamente no desempenho e conclusão dos cursos.pt_BR
dc.description.abstractMassive Open Online Courses (MOOCs) deal with a variety of challenges, and perhaps one of the most important is that many students do not remain engaged and complete courses after enrollment. This problem may be related to several factors, motivating this research to investigate subjective factors. Therefore, this study aimed to identify the personality traits and Emotions of Achievement of MOOCs students and determine whether they correlate with engagement (measured as access to course materials) and academic success (performance and completion). This is a multiple case study, in which three MOOCs of the Lúmina platform were investigated. Personality traits were assessed using the “Ten Item Personality Inventory” (TIPI). Emotions of achievement were identified in two ways: by using the “Achievement Emotions Questionnaire” (AEQ) and the Sentiment Analysis algorithms in the course forums. Sentiment analysis was supported by a dictionary customized for Portuguese, which had as input the “Achievement Emotions Adjective List" (AEAL). Correlational analyses were performed and an open questionnaire was administered to the students to elucidate elements that were not clarified through quantitative techniques. Agreeableness, emotional stability, and openness to experience traits showed statistically significant but weak correlations with engagement. Positive personality traits (openness to experience and conscientiousness) correlated weakly with positive achievement emotions (pleasure in learning and pride). Although the AEQ results showed a prevalence of positive emotions, no significant correlation was found with the performance and completion of the courses. The AEAL showed more emotions of accomplishment (positive and negative) in the forums, being more capable to capture emotions of accomplishment experienced by students. The open questionnaire revealed that the completion of the courses was related to different factors (eg, liking the topic, interest in new knowledge, the quality of the classes, the teacher's didactic, the certificate), which explained the lack of effect of the emotions collected by the AEQ on academic success. Moreover, students reported that their personality traits had a positive effect on course performance and completion.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMOOCen
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectPersonality traitsen
dc.subjectAchievement emotionsen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEngagementen
dc.subjectAcademic successen
dc.subjectSentiment analysisen
dc.titleCorrelação entre traços de personalidade e emoções de realização com engajamento e desempenho em MOOCSpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001137922pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Informática na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record