Mineração de dados educacionais e learning analytics no contexto educacional brasileiro : um mapeamento sistemático
Visualizar/abrir
Data
2020Autor
Tipo
Outro título
Educational data mining and learning analytics in brazilian educational context : a systematic mapping
Assunto
Resumo
A partir de um mapeamento sistemático buscou-se verificar as contribuições de Learning Analytics e Mineração de Dados Educacionais no contexto educacional brasileiro. Optouse por fontes de busca em três revistas na área de Informática na Educação e Anais de dois eventos de relevância nacional onde foram verificados 136 artigos entre janeiro de 2008 e março de 2020. Após a aplicação dos critérios de exclusão e de qualidade foram selecionados 71 artigos. Os resultados apresentam a maior ocorrênci ...
A partir de um mapeamento sistemático buscou-se verificar as contribuições de Learning Analytics e Mineração de Dados Educacionais no contexto educacional brasileiro. Optouse por fontes de busca em três revistas na área de Informática na Educação e Anais de dois eventos de relevância nacional onde foram verificados 136 artigos entre janeiro de 2008 e março de 2020. Após a aplicação dos critérios de exclusão e de qualidade foram selecionados 71 artigos. Os resultados apresentam a maior ocorrência de projetos com finalidade de analisar desempenho acadêmico e prevenção de evasão escolar, embora nos últimos anos os assuntos estejam apresentando diversificação temática. Grande parte são voltados ao Ensino Superior e na modalidade de Educação a Distância. Há variedade de tecnologias e recursos utilizados no desenvolvimento de soluções em LA ressaltando o uso de Linguagem R, MySQL e a ferramenta Weka. ...
Abstract
From a systematic mapping, Learning Analytics (LA) and Educational Data Mining (EDM) contributions in the Brazilian educational context were verified. The sources chosen were three journals in the area of Computers in Education and annals of events of national relevance where 136 articles between 2008 and 2020 were verified. After applying exclusion and quality criteria, 71 articles were selected. Results show the highest occurrence of projects with the purpose of analyzing academic performance ...
From a systematic mapping, Learning Analytics (LA) and Educational Data Mining (EDM) contributions in the Brazilian educational context were verified. The sources chosen were three journals in the area of Computers in Education and annals of events of national relevance where 136 articles between 2008 and 2020 were verified. After applying exclusion and quality criteria, 71 articles were selected. Results show the highest occurrence of projects with the purpose of analyzing academic performance and prevention of school dropout, although in recent years the subjects are presenting thematic diversification. Most of them are focused on Higher and Distance Education. There are a variety of technologies and resources used in the development of solutions in Learning Analytics highlighting the use of R Language, MySQL and Weka tool. ...
Contido em
Informática na educação : teoria & prática [recurso eletrônico]. Porto Alegre : UFRGS, Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologia na Educação, Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação. Vol. 23, n. 3 (2020), p. 66-84
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40361)Ciências Humanas (6937)
Este item está licenciado na Creative Commons License