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dc.contributor.authorDumke, Alexsander Patrick de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorGinciene, Guypt_BR
dc.contributor.authorBorges, Robson Machadopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-07T04:47:27Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2314-2561pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/236651pt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo identificar os tipos de tarefas e de intervenções realizadas por professores ao desenvolverem o ensino de esportes de invasão na Educação Física escolar e a sua relação com o papel do aluno durante as aulas. Para tanto, seguindo uma abordagem mista e caracterizada como um estudo de casos múltiplos, a pesquisa consistiu na observação e análise de cinco aulas de cinco professores (25 observações). Os resultados indicam que os docentes proporcionam tarefas com e sem interação entre adversários, predominando o jogo formal. Nas intervenções prepondera a instrução, seguida da motivação, sendo praticamente inexistente a utilização de indagações para reflexão dos alunos sobre o que e quando fazer no jogo. Assim, os alunos desempenham um papel parcialmente ativo devido as tarefas com interação existentes (com predomínio do jogo formal), mas os professores não proporcionam oportunidade de reflexão e produção de respostas sobre à dimensão tática.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims at identifying the types of tasks and interventions performed by teachers when teaching invasion sports in Physical Education and its relationship with the student's role during classes. For this purpose, a mixed approach was used, characterized as a multiple cases study. Five classes of five teachers (25 observations) were observed and analysed. e results indicate that the teachers provide tasks with and without interaction between opponents; the formal game was predominant. In the interventions, the instruction was predominant, followed by motivation; the use of questions for students' reflection on what to do and when to do it in the game practically did not exist. us, students’ role was partly active, due to the existing of interactive tasks (with a predominance of the formal game). Despite that, teachers do not provide an opportunity for reflection and production of responses on the tactical dimension.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducación Física y Ciencia. La Plata, Ar. Vol. 23, n.1, e165, (ene./mar. 2021), p. [1-12]pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInvasion Sportsen
dc.subjectEsportespt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectType of tasksen
dc.subjectTeacher interventionen
dc.subjectStudent roleen
dc.titleO ensino dos esportes de invasão na Educação Física escolar: relação entre as tarefas e as intervenções dos professores com o papel dos alunospt_BR
dc.title.alternativeLa enseñanza de los deportes de invasión en la Educación Física escolar: relación entre las tareas y las intervenciones de los profesores con el rol de los alumnoses
dc.title.alternativeThe teaching of invasion sports in Physical Education: the relationship between tasks and teachers' interventions with the role of studentsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001137537pt_BR
dc.type.originEstrangeiropt_BR


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