O ensino dos esportes de invasão na Educação Física escolar: relação entre as tarefas e as intervenções dos professores com o papel dos alunos
dc.contributor.author | Dumke, Alexsander Patrick de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.author | Ginciene, Guy | pt_BR |
dc.contributor.author | Borges, Robson Machado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-07T04:47:27Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2314-2561 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/236651 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo teve como objetivo identificar os tipos de tarefas e de intervenções realizadas por professores ao desenvolverem o ensino de esportes de invasão na Educação Física escolar e a sua relação com o papel do aluno durante as aulas. Para tanto, seguindo uma abordagem mista e caracterizada como um estudo de casos múltiplos, a pesquisa consistiu na observação e análise de cinco aulas de cinco professores (25 observações). Os resultados indicam que os docentes proporcionam tarefas com e sem interação entre adversários, predominando o jogo formal. Nas intervenções prepondera a instrução, seguida da motivação, sendo praticamente inexistente a utilização de indagações para reflexão dos alunos sobre o que e quando fazer no jogo. Assim, os alunos desempenham um papel parcialmente ativo devido as tarefas com interação existentes (com predomínio do jogo formal), mas os professores não proporcionam oportunidade de reflexão e produção de respostas sobre à dimensão tática. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aims at identifying the types of tasks and interventions performed by teachers when teaching invasion sports in Physical Education and its relationship with the student's role during classes. For this purpose, a mixed approach was used, characterized as a multiple cases study. Five classes of five teachers (25 observations) were observed and analysed. e results indicate that the teachers provide tasks with and without interaction between opponents; the formal game was predominant. In the interventions, the instruction was predominant, followed by motivation; the use of questions for students' reflection on what to do and when to do it in the game practically did not exist. us, students’ role was partly active, due to the existing of interactive tasks (with a predominance of the formal game). Despite that, teachers do not provide an opportunity for reflection and production of responses on the tactical dimension. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educación Física y Ciencia. La Plata, Ar. Vol. 23, n.1, e165, (ene./mar. 2021), p. [1-12] | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Invasion Sports | en |
dc.subject | Esportes | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Type of tasks | en |
dc.subject | Teacher intervention | en |
dc.subject | Student role | en |
dc.title | O ensino dos esportes de invasão na Educação Física escolar: relação entre as tarefas e as intervenções dos professores com o papel dos alunos | pt_BR |
dc.title.alternative | La enseñanza de los deportes de invasión en la Educación Física escolar: relación entre las tareas y las intervenciones de los profesores con el rol de los alumnos | es |
dc.title.alternative | The teaching of invasion sports in Physical Education: the relationship between tasks and teachers' interventions with the role of students | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001137537 | pt_BR |
dc.type.origin | Estrangeiro | pt_BR |
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