Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLa Rosa, Jorgept_BR
dc.date.accessioned2022-04-06T04:44:40Zpt_BR
dc.date.issued1991pt_BR
dc.identifier.issn0102-3772pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/236569pt_BR
dc.description.abstractO objetivo da pesquisa foi construir uma escala de locus de controle. Foram realizados três estudos com alunos do 1°,2°e 32graus, de ambos os sexos e de nfveis sócio-econômicos médio, alto e baixo. Estudo 1: Identificação de reforçadores e fontes de controle. Participaram 227 sujeitos aos quais se aplicou um questionário que permitiu a identificação de seus reforçadores, os quais foram agrupados em cinco áreas: escolar, do trabalho ou ocupacional, emocional, recreativa e satisfação de necessidades básicas. As fontes de controle encontradas foram: pessoal, outrosindivíduos do círculo de relações, organizações, Estado, governo, políticos, poder econômico, sociedade, sorte, Deus. Estudo 2: Construção das escalas e aplicação-piloto a uma amostra de 521 estudantes. As escalas foram construídas a partir dos resultados do Estudo 1: internalidade instrumental, alienação sócio-política ou controle por poderosos do macro sistema social, sorte e controle por poderosos do micro sistema social. O instrumento constou de 61 itens, cujas respostas se davam em uma escala de tipo Likert. Os dados foram submeti-dos à análise fatorial de componentes principais, realizando-se rotação varimax. Os resultados da análise comprovaram, empiricamente, a existência dos fatores hipotetizados. Estudo 3: Segunda aplicação das escalas a uma amostra de 1.008 estudantes. Diversos itens foram substituídos. A análise fatorial comprovou, uma outra vez, a existência das dimensões previstas. Os quatro primeiros fatores explicaram 45,2 por cento da variância e os alphas (de Cronbach) encontrados foram: internalidade instrumental: 0,86; alienação sócio-política: 0,88; sorte: 0,83; controle por poderosos do micro sistema social: 0,78. Os resultados são comparados com trabalho semelhante realizado na cidade do México, pelo autor, e com escalas estadunidenses. Propõe-se a elaboração de um perfil do indivíduo, e não uma tipologia interno/externo.pt_BR
dc.description.abstractThe research was aimed to construct a locus ofcontrol scale. Three studies were conducted with students of elementary school, high school, and college. The subjects were of both sexes and of high, middle, and low socioeconomic status.Study 1. A total of 227 students answered a questionnaire about their reinforcements and the reinforcements' sources of control. The reinforcements were gathered in five áreas: academic, occupational, emotional, recreational and basic needs' satisfaction. The sources of control were: personal, significant personal relations, organizations, state, government, politicians, economic power, society, luck, God. Study 2. The results of Study 1 provided the basis for Study 2. Four scales were administered to 521 students: instrumental internality, sociopolitic alienation or control by macro social system, luck, and control by micro social system. The jnstrument included 61 items in a Likert type scale. The data were submitted to factor analysis (varimax rotation). The results of factor analysis supported empirically the existence of the expected factors.Study 3. The scales were administered to 1008 students. Some items were replaced. The results of factor analysis gave empirical support for the expected dimensions. The first four factors explained 45,2 percent of variance and the Cronbach's Alphas were: instrumental internality: 0,86; sociopolitical alienation; 0,88; luck: 0,83; control by micro social system: 0,78. The results are compared with previous research conducted by the author in México City. The results are also compared with U.S. scales. As a conclusion of the study the author proposes the elaboration of an individuaI's profile and not an internal-external tipology.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia : teoria e pesquisa. Brasília, DF. Vol. 7, n. 3 (set./dez. 1991), p. 327-344pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLocus de controlept_BR
dc.subjectLocus of controlen
dc.subjectScalesen
dc.subjectPsychometryen
dc.titleLocus de controle : uma escala de avaliaçãopt_BR
dc.title.alternativeLocus of control an evaluation escale en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000065175pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples