Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Regina Antunes Teixeira dospt_BR
dc.contributor.authorMonteiro, Paloma Feliciopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-05T04:42:55Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/236550pt_BR
dc.description.abstractA literatura em prática instrumental evidencia que a repetição se apresenta como um procedimento recorrente. No entanto, não foram estudadas suas nuanças de realização e o seu papel durante a prática. Assim, o objetivo desta dissertação foi investigar a natureza e a finalidade da repetição em situações de prática de estudantes em diferentes níveis acadêmicos. Como recurso metodológico utilizou-se estratégia de uso de dados secundários, anteriormente coletados por Mantovani (2018). Os dados compreenderam registros de prática de movimentos de sonatas clássicas de três estudantes de piano. Tipologias para natureza foram mapeadas, a saber: errática, circunstancial, técnico-motora, cinestésica e reprodutiva (elucidativa ou elocutiva), bem como as finalidades: executivas (manutenção ou refinamento), manipulativas (correção ou retenção topográfica) e operacionais (clareza ou fluência). Resultados apontam que os participantes selecionaram trechos relacionados à estrutura formal da obra e com o aumento do nível acadêmico houve maior número de repetições, diminuição da extensão dos trechos selecionados para repetir, diminuição das repetições erráticas e circunstanciais, enquanto as de natureza reprodutivas elocutivas com finalidade de refinamento aumentaram.pt_BR
dc.description.abstractThe literature on instrumental practice shows that repetition is the most recurrent procedure. However, its nuances of performance and its role during practice have not been studied. Thus, the aim of this dissertation was to investigate the nature and purpose of repetition in practice situations of students at different academic levels. As a methodological resource, a strategy of using secondary data, previously collected by Mantovani (2018), was used. The data comprised records of classical sonata movement practice by three piano students. Typologies for nature were mapped, namely: erratic, circumstantial, technical motor, kinesthetic and reproductive (elucidative or elocutive), as well as the purposes: executive (maintenance or refinement), manipulative (topographic correction or retention) and operational (clarity or fluency). Results show that the participants selected excerpts related to the formal structure of the work and with the increase of the academic level there was a greater number of repetitions, a decrease in the extension of the selected excerpts to repeat, a decrease in erratic and circumstantial repetitions while those of a reproductive nature elocutive for the purpose of refinement increased.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPrática instrumentalpt_BR
dc.subjectInstrumental practiceen
dc.subjectRepetição (Música)pt_BR
dc.subjectRepetitionen
dc.subjectPianopt_BR
dc.subjectMotor skillsen
dc.titleA repetição em situações de prática pianística de estudantes em diferentes níveis acadêmicos : três estudos de casopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001139446pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples