Show simple item record

dc.contributor.advisorNotare, Márcia Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorMenger, Yasmin de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2022-04-05T04:42:09Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/236542pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de Conclusão de Curso busca analisar como o software de matemática dinâmica GeoGebra pode contribuir para o estudo de progressões. Foi utilizada como base a Teoria de Registros de Representações Semiótica de Duval, a potencialidade da utilização das tecnologias digitais para a aprendizagem de matemática e os pressupostos do ensino à distância no ensino básico. Para investigar o problema de pesquisa, foi planejada uma sequência de atividades, as quais estão registradas e disponibilizadas em um GeoGebraBook. O experimento prático da pesquisa para a produção dos dados foi realizado, de modo remoto, com alunos voluntários da 1ª série do Ensino Médio de uma escola particular de Canoas. A pesquisa apontou que utilizar o GeoGebra no estudo de progressões pode auxiliar na mobilização de diferentes registros de representação semiótica, descritos por Duval (2012, 2013), e contribuir para a apreensão global de conceitos matemáticos inerentes ao estudo de progressões.pt_BR
dc.description.abstractThis Final Paper seeks to analyze how the dynamic mathematics software GeoGebra can contribute on the study of progressions. Duval's Theory of Semiotic Records Representations, the potential of using digital technologies for mathematics learning and the assumptions of e-learning in basic education were used as a basis. A sequence of activities was planned to investigate the research problem, which are recorded and available in a GeoGebraBook. The production of data for the practical research experiment was carried out, remotely, at a private school in Canoas, with high school 1st grade volunteer students. The research pointed out that using GeoGebra in the study of progressions can help to mobilize different semiotic records representations, described by Duval (2012, 2013) and contribute to the global understanding of mathematical concepts inherent to the study of progressions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProgressionsen
dc.subjectProgressoespt_BR
dc.subjectRegistro de representação semióticapt_BR
dc.subjectGeoGebraen
dc.subjectRegistration of semiotic representationen
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectE-learningen
dc.titleProgressões com o GeoGebra : um estudo com os registros de representações semióticaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001139294pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record