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dc.contributor.advisorCachapuz, Maria Claudia Merciopt_BR
dc.contributor.authorBoesing, Gustavopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-02T05:03:46Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/236490pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho examina o tratamento de dados pessoais nas redes sociais, a fim de investigar a sua adequação quanto às normativas de proteção de dados pessoais previstas no ordenamento jurídico brasileiro. Neste sentido, analisa-se, mediante metodologia indutiva, como se opera a coleta e armazenamento de dados pessoais, nos dispositivos locais e em grandes volumes. Por conseguinte, através da ciência de dados, examina-se a forma de categorização do usuário a partir da identificação de padrões de consumo para a tomada de decisão estratégica e direcionamento de publicidade a partir do perfil do usuário. Para tanto, analisa-se as Políticas de Privacidade e Termos de Uso do Facebook, Instagram e Youtube. Após, verifica-se a relação do direcionamento de publicidade com a interferência na autonomia da vontade e na formação de negócios jurídicos, a qual resta prejudicada pelo bombardeamento de publicidade a partir dos desejos, anseios, preferências e medos do usuário. Além disso, pondera-se quanto ao respeito aos direitos de informação clara e adequada sobre os produtos, consoante previsto no código consumerista, e a adequação deste tratamento de dados às bases legais e princípios da Lei Geral de Proteção de Dados, adentrando no direito à autodeterminação informativa. Por fim, verificar-se-á as consequências éticas do tratamento de dados nos moldes atuais e seus impactos na cultura do consumismo, do esgotamento mental e da polarização social. Tais discussões conduzem à construção do direito fundamental a proteção do dado pessoal, apto a fundamentar a limitação, pelo Poder Público, dos interesses mercadológicos, demandando atuação ativa na proteção do consumidor dataficado e na correção de assimetrias informacionais.pt_BR
dc.description.abstractThis paper examines the processing of personal data on social networks, in order to investigate its adequacy in terms of data protection regulations in Brazilian legal system. In that sense, through inductive methodology it is analyzed how the collection and storage of personal data operates, on local devices and in large volumes. Therefore, through data science, it is examined the mode of user categorization provided by the identification of consumption patterns for strategic decision-making and advertising targeting based on the user profile. Hence, this paper analyzes the Privacy Policies and Terms of Use of Facebook, Instagram and Youtube. Afterwards, it is examined the relation between the targeting of advertising and the interference in the individual autonomy and in the formation of legal businesses, which remains hampered by the bombardment of advertising based on the user's desires, anxieties, preferences and fears. In addition, also stand out the need of respect for the rights of clear and adequate information about the products, as provided in the consumerist code, and the adequacy of this data processing to the legal bases and principles of the General Data Protection Law, entering the study into the right to informative self determination. Finally, it will be verified the ethical consequences of data processing in the current molds and its impacts on the culture of consumerism, mental exhaustion and social polarization. Such discussions lead to the construction of the fundamental right to the protection of data, capable of justifying the limitation, by the Government, of market interests, demanding active action in the protection of the dated consumer and in the correction of informational asymmetries.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProteção de dados pessoaispt_BR
dc.subjectPersonal dataen
dc.subjectSocial networksen
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectAutonomia da vontadept_BR
dc.subjectAdvertisingen
dc.subjectAutodeterminação informativapt_BR
dc.subjectIndividual autonomyen
dc.subjectInformational Self-Determinationen
dc.titleTratamento de dados pessoais nas redes sociais : a autonomia da vontade e a autodeterminação informativapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001139233pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Direitopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationCiências Jurídicas e Sociaispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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