Interrupções e retomadas : projetos artísticos irrealizados da ditadura no Brasil (1960–2010)
dc.contributor.advisor | Zielinsky, Monica | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Juliana Proenço de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-02T05:03:41Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/236489 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação apresenta uma investigação sobre possíveis permanências e/ou ressurgências de práticas artísticas, políticas e sociais da ditadura militar (1964–1985) na atualidade do Brasil, a partir do estudo de duas obras de arte criadas nos anos 1960 e retomadas nos anos 2010. São elas: Um X, de Carmela Gross (1946), cujo projeto, de 1968/69, foi exibido apenas em 2018, na exposição AI-5 50 anos: ainda não terminou de acabar, no Instituto Tomie Ohtake (SP); e Arte física: mutações geográficas: fronteira vertical (Yaripo), de Cildo Meireles (1948), projetada em 1969 e executada em 2015, no 34º Panorama da Arte Brasileira no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Este estudo visa, em linhas gerais, encarar a sensação difusa e premente de retorno e/ou manutenção de tendências ditatoriais hoje, no Brasil. O recorte temporal e temático justifica-se pela flagrante escalada de discursos e manifestações de negação e até de exaltação da ditadura militar na atual esfera pública do país. Aplica-se, como metodologia, na análise dos entrelaçamentos díspares e inacabados entre passado (ditatorial) e presente (formalmente democrático), uma abordagem histórica anacrônica, com base nos estudos de Georges Didi-Huberman. A pesquisa investiga os liames históricos, políticos e sociais das obras estudadas, a partir das seguintes questões: quais impactos as interrupções e as retomadas de Um X e Fronteira vertical produziram sobre os trabalhos? Tais intercorrências guardam ligações com os contextos em que as obras foram interrompidas? E nos quais foram retomadas? Busca-se, assim, reforçar a memória e os estudos sobre a arte e a repressão no meio artístico no país durante os anos 1960/70 e também no presente. | pt_BR |
dc.description.abstract | This thesis investigates the permanence and resurgence of artistic, political, and social practices of the military dictatorship (1964-1985) in present-day Brazil. To do so, it examines two art projects designed in the 1960s and resurged in the 2010s. The first is An X, by Carmela Gross (1946), whose work, from 1968/69, was only shown in 2018 in the exhibition AI-5 50 years: it still isn’t over yet, at the Instituto Tomie Ohtake (SP). The second is Arte física: mutações geográficas: fronteira vertical (Yaripo), by Cildo Meireles (1948), designed in 1969 and executed in 2015, at the 34º Panorama da Arte Brasileira at the Museu de Arte Moderna São Paulo. This study thus seeks to explore the diffuse and pressing feeling of return and/or maintenance of dictatorial trends in Brazil today. This research’s thematic and temporal focus is justified by the current rise in speeches and demonstrations either denying or celebrating the Brazilian dictatorship. To analyze the disparate and unfinished entanglements between the past (dictatorial) and the present (formally democratic), an anachronistic historical approach is applied, based on the studies of Georges Didi-Huberman. The research investigates the historical, political and social links of the works studied, based on the following questions: what impacts did the interruption and resurgence of An X and Fronteira vertical have on the works? What elements remain from the contexts in which the two pieces were designed? And how do the two works relate to the contemporary context? . contributing to research on the arts in the country during the 1960s/70s and illuminating how it continues to influence Brazilian art production. The study aims to reinforce memory and studies on art and repression in the artistic environment in the country during the 1960s/70s and also in the present. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Brazilian contemporary art | en |
dc.subject | Meireles, Cildo, 1948- | pt_BR |
dc.subject | Gross, Carmela | pt_BR |
dc.subject | Military dictatorship | en |
dc.subject | Arte contemporânea : Brasil | pt_BR |
dc.subject | Anachronism | en |
dc.subject | Ditadura militar | pt_BR |
dc.subject | Anacronismo | pt_BR |
dc.title | Interrupções e retomadas : projetos artísticos irrealizados da ditadura no Brasil (1960–2010) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001139215 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Linguística, Letras e Artes (2878)Artes Visuais (473)