Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilveira, Paulo Antonio de Menezes Pereira dapt_BR
dc.contributor.authorWieczorek, Gabriela Traplept_BR
dc.date.accessioned2022-04-02T05:03:30Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/236487pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação investiga manifestações artísticas contemporâneas acerca do feminicídio no Brasil e no México. Como estudos de caso foram escolhidas as produções de quatro artistas, duas de cada país: as mexicanas Elina Chauvet e Sonia Madrigal, e as brasileiras Beth Moysés e Panmela Castro. São produções artísticas de caráter comunitário e que, através de intervenções no espaço público, possuem teor crítico e socialmente engajado. As obras são analisadas através de um recorte artístico mais amplo da arte crítica à violência contra a mulher no continente americano e em constante diálogo com o pensamento feminista produzido em diferentes áreas do conhecimento, além de serem discutidas em relação ao entendimento do feminicídio como a expressão mais extrema de normalização da violência contra a mulher na cultura de ambos os países, considerados como locais de extrema insegurança para a população feminina. Aspectos de produção de memória coletiva acerca do feminicídio também foram priorizados.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation investigates contemporary artistic manifestations about femicide in Brazil and Mexico. As case studies the productions of four artists were chosen, two from each country: the Mexicans Elina Chauvet and Sonia Madrigal and the Brazilians Beth Moysés and Panmela Castro. These are artistic productions of a communitarian nature that, through interventions in public space, have a critical and socially engaged content. The works are analyzed through a wider artistic selection of art which is critical to violence against women in the American continent, and in constant dialogue with the feminist thought produced in different areas of knowledge, besides being discussed in relation to the understanding of feminicide as the most extreme expression of normalization of violence against women in the culture of both countries, which are considered places of extreme insecurity for the female population. Aspects of collective memory production about feminicide were also prioritized.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLatin America; contemporary art; femicide; feminism.en
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectLatin Americaen
dc.subjectFeminicídiopt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectContemporary arten
dc.subjectAmérica Latinapt_BR
dc.subjectFemicideen
dc.subjectFeminismen
dc.titleNos queremos vivas : arte contemporânea sobre feminicídio no Brasil e no Méxicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001139146pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples