Show simple item record

dc.contributor.advisorLópez Bello, Samuel Edmundopt_BR
dc.contributor.authorSanchotene, Virgínia Crivellaropt_BR
dc.date.accessioned2022-03-31T04:47:24Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/236396pt_BR
dc.description.abstractEsta tese se escreve a muitas mãos, em meio a aulas. Textos de alunas, alunos, professoras, professores, escritores, poetas, filósofos, cientistas. Trabalho palimpsesto sobre o terreno da Matemática, no exercício de leitura-e-escrita em meio a hipotextos matemáticos. Efetua-se uma atitude de inventariar e inventar sobre o hipotexto matemático na produção hipertextual que se faz em aulas (de matemática). Defende a ampliação de repertórios, os afetos alegres, a aprendizagem que passa pelo corpo, se efetiva no corpo, pelas forças dos encontros. Defende o cotidiano e as microscopias, os pormenores que adentram uma aula de matemática, seus excedentes. Escreve-se acompanhada de S. M. Corazza, H. de Campos, G. Deleuze, F. Nietzsche, M. Foucault, G. Genette, O. de Andrade, o movimento antropofágico e aquelas e aqueles que se contagiam pela força do presente e pela estética do cotidiano.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis is written to many hands, in the middle of classes. Texts of students, teachers, writers, poets, philosophers, scientists. It is a palimpsest on the field of mathematics, in the exercise of reading-and-writing in the midst of mathematical hypotexts. An attitude of inventory and invention about mathematical hypotext is effective in the hypertextual production that is made in (mathematics) classes. It advocates the expansion of repertoires, joyful affections, the learning that passes through the body, happens in the body, by the force of encounters. It defends everyday life and microscopy, the details that enter a mathematics class, its surpluses. It is written accompanied by S. M. Corazza, H. de Campos, G. Deleuze, F. Nietzsche, M. Foucault, G. Genette, O. de Andrade, the anthropophagic movement and those that are infected by the strength of the present and by the aesthetics of everyday life.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAnthropophagyen
dc.subjectDeleuze, Gilles, 1925-1995pt_BR
dc.subjectAntropofagiapt_BR
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectClassen
dc.subjectFilosofia da diferençapt_BR
dc.subjectPhilosophies of differenceen
dc.titleMatemática como hipotexto : inventários e invençõespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001139305pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record