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dc.contributor.advisorRey, Sandra Terezinhapt_BR
dc.contributor.authorUeda, Thais Miyabept_BR
dc.date.accessioned2022-03-26T05:11:27Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/236288pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo fazer avançar o processo de criação artística e investigar as relações teóricas dessa prática. Para tanto, busca refletir sobre os procedimentos envolvidos na série Fragmentos de uma paisagem noturna, que se trata de imagens sem referencial real, construídas no processo de feitura. Do trabalho, aspectos plásticos como a escuridão e a flutuação se entrelaçam com questões envolvendo o olhar e o desenho. A análise se estende para produções decorrentes da pesquisa, buscando aprofundar os estudos. A investigação, em um âmbito pessoal, teve a importância de trazer, por meio das imagens produzidas e das referências artísticas e teóricas, uma tentativa de compreensão de si e do mundo, levantando questionamentos e percepções sobre as transversalidades entre culturas. Dessa forma, a paisagem permite a compreensão de novas significações ao colocar simultaneamente sujeito e objeto no campo da representação. O estudo lança um olhar para a produção dos artistas Masao Yamamoto e Cristina Ataíde. Para o aprofundamento teórico, François Jullien, Alain Roger e Pierre Ryckmans são alguns dos autores que possibilitam elucidar o processo poético.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to advance the process of artistic creation and investigates the theoretical relationships of this practice. For that purpose, the research seeks to ponder on the procedures involved in the Fragments of a nocturnal landscape series, which are images without a real reference, built in the production process. From the works, plastic aspects such as darkness and fluctuation are intertwined with issues involving the view and drawing. The analysis extends to works resulting from the research, seeking an in-depth study. The investigation, on a personal level, had the importance of bringing, through the images produced and from artistic and theoretical references, an attempt to understand oneself and the world, raising questions and perceptions about transversalities between cultures. In this way, the landscape allows the understanding of new meanings by simultaneously placing subject and object in the field of representation.The study examines the creations of artists Masao Yamamoto and Cristina Ataíde. For theoretical deepening, François Jullien, Alain Roger and Pierre Ryckmans are some of the authors who make it possible to elucidate the poetic process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDrawingen
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectPaisagem : Artept_BR
dc.subjectLandscapeen
dc.subjectMemória : Artept_BR
dc.subjectEasten
dc.subjectWesten
dc.subjectOrientept_BR
dc.subjectOcidentept_BR
dc.subjectFluctuationen
dc.subjectDarknessen
dc.subjectMemoryen
dc.titleEntre paisagens : flutuações e emergências da escuridãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001138701pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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