Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPizzato, Gabriela Zubaran de Azevedopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Denise Lopes dapt_BR
dc.date.accessioned2022-03-26T05:07:25Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/236279pt_BR
dc.description.abstractProfissionais de design podem exercer suas atividades de modo colaborativo, trabalhando em equipe, com especialistas ou não especialistas, bem como fazendo interação com outras áreas do conhecimento. Neste sentido, necessidades surgem e um ponto de partida para a compreensão desses relacionamentos humanos se dá na intersecção do design com a psicologia. O campo do design emocional conduz à possibilidade de projetar para estimular ou abrandar determinadas emoções. Visto que as pessoas enfrentam desconfortos através de diversos conflitos em suas experiências de vida (incluindo as profissionais), a abordagem do DDD (design orientado para o dilema) estimula a geração de estratégias de design para amenizar ou resolver conflitos. Esta pesquisa tem como objetivo verificar como a abordagem teórico-metodológica do design orientado para o dilema pode contribuir para o engajamento dos designers em processos de cocriação em place branding, impactando positivamente no trabalho colaborativo e no bem-estar destes profissionais. Apresenta como unidade de análise um grupo de designers trabalhando colaborativamente em um projeto de place branding, chamado O Que Marca Porto Alegre? Com o intuito de responder aos objetivos deste trabalho, a identificação de emoções e dilemas associados à experiência colaborativa acorreu por meio de questionários e entrevistas aplicadas aos integrantes do grupo. De posse desses resultados, foi formado um grupo focal com designers, com o objetivo traçar diretrizes para equilibrar o principal concern conflitante constatado - aderir à ideia do grupo, mesmo considerando a sua melhor. Como resultado, 16 diretrizes projetuais foram desenvolvidas, com base em quatro constructos identificados ao longo do estudo: gestão, metodologia, autoria e comunicação.pt_BR
dc.description.abstractDesign professionals can perform their activities in a collaborative way, working in teams, with specialists or non-specialists, as well as interacting with other areas of knowledge. In this sense, needs arise and a starting point for understanding these human relationships takes place at the intersection of design and psychology. The field of emotional design leads to the possibility of designing to stimulate or soften certain emotions. Since people face discomfort through various conflicts in their life experiences (including professional ones), the DDD design approach (dilemma-oriented design) encourages the generation of design strategies to alleviate or resolve conflicts. This research aims to verify how the theoretical-methodological approach to dilemma-oriented design can contribute to the engagement of designers in co-creation processes in place branding, positively impacting the collaborative work and well-being of these professionals. It presents as a unit of analysis a group of designers working collaboratively on a collective place branding project, called O Que Marca Porto Alegre?. In order to respond to the objectives of this work, the identification of emotions and dilemmas associated with the collaborative experience occurred through questionnaires and interviews applied to group members. With these results in hand, a focus group was formed with designers, aiming to outline guidelines to balance the main conflicting concern found - adhere to the group's idea, even considering its best. As a result, 16 design guidelines were developed, based on four constructs identified throughout the study: management, methodology, authorship and communication.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesign emocionalpt_BR
dc.subjectDesign for emotionen
dc.subjectDilemma-driven designen
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectCocriaçãopt_BR
dc.subjectCo-creation between designersen
dc.subjectPositive and negative emotionsen
dc.subjectPlace brandingen
dc.titleDesign orientado para o dilema : uma contribuição para a experiência de designers em cocriaçãopt_BR
dc.title.alternativeDilemma-driven design : a contribution for the experience of co-creation designersen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001138429pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples