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dc.contributor.authorMoura, Gisela Maria Schebella Souto dept_BR
dc.contributor.authorJuchem, Beatriz Cavalcantipt_BR
dc.contributor.authorFalk, Maria Lúcia Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorMagalhães, Ana Maria Müller dept_BR
dc.contributor.authorSuzuki, Lyliam Midoript_BR
dc.date.accessioned2010-06-08T04:18:29Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.issn0102-6933pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/23623pt_BR
dc.description.abstractOs indicadores monitoram a qualidade dos serviços, possibilitando a melhoria do cuidado oferecido. O Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, vem desenvolvendo estratégias para avaliar seus serviços, considerando sua política institucional de gestão pela qualidade. O presente estudo tem por objetivo relatar a experiência do referido hospital universitário com a construção e implantação de indicadores de qualidade assistencial nos serviços de enfermagem. Em 2006 foram estabelecidos dois indicadores: incidência de úlcera de pressão, com meta de ≤ 10:1000 pacientes dia/mês, e incidência de quedas do leito, cuja meta foi estabelecida em ≤ 2:1000 pacientes dia/mês. Em se tratando de um hospital de grande porte, nosso desafio foi construir e implantar esses indicadores como ferramentas gerenciais para aferir a qualidade do cuidado de enfermagem.pt_BR
dc.description.abstractLos indicadores monitorean la calidad de los servicios, posibilitando la mejoría del cuidado ofrecido. El Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, viene desarrollando estrategias para evaluar sus servicios, considerando su política institucional de gestión por la calidad. El presente estudio tiene por objetivo relatar la experiencia de ese hospital universitario con la construcción e implantación de indicadores de calidad asistencial en los servicios de enfermería. En 2006, se establecieron 2 indicadores: incidencia de úlcera por presión, con objetivo de < 10:1000 pacientes día/mes; incidencia de caídas del lecho, cuya meta se estableció en < 2:1000 pacientes día/mes. Al tratarse de un hospital de gran porte, nuestro desafío fue construir e implantar esos indicadores como herramientas de gestión para verificar la calidad del cuidado de enfermería.es
dc.description.abstractIndicators monitor the quality of services and improve the attention offered to the patients. Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil, has been developing strategies to assess its services according to its institutional management policy of quality. The present study aims to report the experience at this university hospital with the construction and implementation of quality indicators in its nursing services. In 2006, four indicators were established: incidence of pressure ulcer, with a goal of < 10:1000 patients per day/month and incidence of falls from bed whose goal was established as < 2:1000 patients per day/month. Our challenge was to build and implement these indicators as management tools to assess the quality of nursing services, for this is a large hospital.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 30, n. 1 (mar. 2009), p. 136-140pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIndicadores de qualidade em assistência à saúdept_BR
dc.subjectIndicadores de calidad de la atención de saludes
dc.subjectÚlcera por presiónes
dc.subjectEquipe de enfermagempt_BR
dc.subjectAccidentes por caídases
dc.subjectQuality indicatorsen
dc.subjectHealth careen
dc.subjectPressure ulceren
dc.subjectAccidental fallsen
dc.titleConstrução e implantação de dois indicadores de qualidade assistencial de enfermagempt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000703508pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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