Cartografia local e o ensino de história
View/ Open
Date
2021Academic level
Master professional
Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Esse trabalho dissertativo ao modo interdisciplinar percorre o caminho da abordagem cartográfica, na intenção de demonstrar sua importância no auxílio do ensino de História, contribuindo para a dinâmica do ambiente escolar na reconstituição da história local em suas diferentes escalas. O objetivo é provocar reflexões sobre a concepção de espaço-tempo em sala de aula, através da constituição de um observatório de abordagem cartográfica sobre o espaço habitado no tempo presente. Constituem-se as ...
Esse trabalho dissertativo ao modo interdisciplinar percorre o caminho da abordagem cartográfica, na intenção de demonstrar sua importância no auxílio do ensino de História, contribuindo para a dinâmica do ambiente escolar na reconstituição da história local em suas diferentes escalas. O objetivo é provocar reflexões sobre a concepção de espaço-tempo em sala de aula, através da constituição de um observatório de abordagem cartográfica sobre o espaço habitado no tempo presente. Constituem-se as cartografias, representações culturais e metodológicas em sua funcionalidade imagética de condução a essa tarefa dissertativa corográfica, antecipando-se a todo o aparato bibliográfico e ao próprio ato de escrever. Dessa forma, bibliografias e escrita enredadas pelas cartografias tornam-se textos contextualizados. Na conjuntura escolar, as cartografias devem se fazer presentes no processo de ensinoaprendizagem pelo letramento cartográfico, mas também como fonte de investigação, reflexão e releitura das representações produzidas. ...
Abstract
This dissertative work, in an interdisciplinary way, follows the path of cartographic approach in order to demonstrate its importance in helping History teaching, contributing to school dynamicsin the reconstruction of local history in its different scales. The objective is to provoke reflections on space-time concepts in the classroom, through the constitution of an observatory with a cartographic approach of the space inhabited in the present time. Constituting cartographies, cultural and met ...
This dissertative work, in an interdisciplinary way, follows the path of cartographic approach in order to demonstrate its importance in helping History teaching, contributing to school dynamicsin the reconstruction of local history in its different scales. The objective is to provoke reflections on space-time concepts in the classroom, through the constitution of an observatory with a cartographic approach of the space inhabited in the present time. Constituting cartographies, cultural and methodological representations in their imagery functionality lead to this chorographic essay task, anticipating the entire bibliographic apparatus and the act of writing itself. In this way, bibliographies and writing entangled by cartographies become contextualized texts. In the school context, cartographies must be present in teaching-learning process through cartographic literacy, but also as a source of investigation, reflection and rereading the representations produced. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História.
Collections
-
Humanities (7540)History Teaching (63)
This item is licensed under a Creative Commons License