Profit em casa : um programa de exercícios físicos on-line para crianças e adolescentes : relato de experiência
View/ Open
Date
2021Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
A pandemia do Covid-19 propôs o distanciamento social com fechamento de escolas e instituições que proporcionam a prática de atividade física para crianças e adolescentes. Para estimular a prática de atividade física nesta população, o Projeto Esporte Brasil (PROESP-Br) estruturou o “PROFIT EM CASA - um programa de exercícios físicos on-line para crianças e adolescentes”. Este projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul tem como objetivo propor um programa de atividades fís ...
A pandemia do Covid-19 propôs o distanciamento social com fechamento de escolas e instituições que proporcionam a prática de atividade física para crianças e adolescentes. Para estimular a prática de atividade física nesta população, o Projeto Esporte Brasil (PROESP-Br) estruturou o “PROFIT EM CASA - um programa de exercícios físicos on-line para crianças e adolescentes”. Este projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul tem como objetivo propor um programa de atividades físicas que envolvem a ginástica, esportes, brincadeiras e jogos de forma on-line para escolares brasileiros. As atividades são desenvolvidas nas mídias sociais do PROESP-Br, com fácil acesso e realização em qualquer ambiente e local da casa. Desde maio do ano corrente, o programa é desenvolvido na plataforma do Google Meet, de forma síncrona, nas segundas-feiras, às 19 horas, sendo gravado e disponibilizado no Youtube para acesso posterior. É solicitado aos participantes que realizem uma devolutiva sob a aula, em forma de mensagem, filmagem, fotografia, ou ainda a percepção e novas ideias para futuras aulas, através de grupo de contato por aplicativo, que também permite maior interação entre participantes e professores. Pretende-se através do presente trabalho relatar a experiência de participar como organizadora e ministrante das aulas deste projeto de extensão. A partir da experiência vivenciada, observou-se que os participantes tiveram um maior envolvimento com a prática de atividades físicas, tornando-se mais ativos em sua rotina diária. Além disso, o projeto colaborou para o aumento da autoestima, sociabilidade e bem-estar físico e mental dos mesmos. ...
Abstract
The Covid-19 pandemic proposed social distancing with the closing of schools and institutions that provide physical activity for children and adolescents. To encourage the practice of physical activity in this population, the Projeto Esporte Brasil (PROESP-Br) structured the "PROFIT EM CASA - an online physical exercise program for children and adolescents." This extension project of the Federal University of Rio Grande do Sul aims to propose a program of physical activities involving gymnastic ...
The Covid-19 pandemic proposed social distancing with the closing of schools and institutions that provide physical activity for children and adolescents. To encourage the practice of physical activity in this population, the Projeto Esporte Brasil (PROESP-Br) structured the "PROFIT EM CASA - an online physical exercise program for children and adolescents." This extension project of the Federal University of Rio Grande do Sul aims to propose a program of physical activities involving gymnastics, sports, games and online games for Brazilian schoolchildren. The activities are developed on PROESP-Br's social media, with easy access and realization in any environment and place in the house. Since May of this year, the program has been developed on the Google Meet platform, synchronously, on Mondays, at 7 pm, being recorded and made available on Youtube for later access. Participants are asked to give feedback under the class, in the form of a message, filming, photography, or even insight and new ideas for future classes, through a contact group per application, which also allows for greater interaction between participants and teachers. It is intended through this work to report the experience of participating as an organizer and lecturer of the classes of this extension project. From the lived experience, it was observed that the participants had a greater involvement with the practice of physical activities, becoming more active in their daily routine. In addition, the project helped to increase their self-esteem, sociability and physical and mental well-being. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License