Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorVeras, Eduardo Ferreirapt_BR
dc.contributor.authorSalvá, Camila Gomespt_BR
dc.date.accessioned2022-03-23T04:35:52Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/236111pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho se propõe a examinar a trajetória do MAM Atelier de Litografia de Porto Alegre, criado nos anos 1980 pelas artistas Marta Loguércio, Anico Herskovits e Maria Tomaselli. Durante os dez anos em que funcionou, a instituição promoveu não só cursos de litografia, como também foi responsável por fomentar encontros e debates sobre gravura e, ainda, por imprimir imagens de importantes artistas do estado — incluindo Iberê Camargo. Foi deste ateliê que, mais tarde, surgiu a ideia do consórcio de gravura, ainda hoje mantido pelo Museu do Trabalho. Partindo de entrevistas com as artistas fundadoras do ateliê e da análise dos materiais tanto dos arquivos pessoais dessas artistas quanto do acervo do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS), detentor do espólio do MAM após seu fechamento, a pesquisa busca revisitar essa memória e seus eventuais apagamentos, na tentativa de entender a importância do ateliê na consolidação da litografia como linguagem artística no Rio Grande do Sul.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to examine the trajectory of the MAM Atelier de Litografia de Porto Alegre, created in the 1980s by the artists Marta Loguércio, Anico Herskovits and Maria Tomaselli. During the ten years in which it operated, the institution not only promoted lithography courses, but was also responsible for promoting meetings and debates on engraving, and also for printing images of important artists in the state — including Iberê Camargo. It was from this studio that, later on, the idea of the engraving consortium emerged, which is still maintained by the Museu do Trabalho. Based on interviews with the founding artists of the studio and analysis of materials from both the personal archives of these artists and the collection of the Rio Grande do Sul Museum of Art Ado Malagoli (MARGS), holder of the MAM estate after its closing, the research seeks revisiting this memory and its eventual erasures, in an attempt to understand the importance of the studio in the consolidation of lithography as an artistic language in Rio Grande do Sul.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHerskovits, Anico Rosaliapt_BR
dc.subjectMAMen
dc.subjectTomaselli, Mariapt_BR
dc.subjectLoguercio, Marta, 1945-pt_BR
dc.subjectLitografiapt_BR
dc.titleNo meio do caminho tinha uma pedra : o MAM e a litografia no Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001138168pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationHistória da Arte: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem