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dc.contributor.authorCollischonn, Carolinapt_BR
dc.contributor.authorMatsuoka, Marcelo Tomiopt_BR
dc.contributor.authorGuzatto, Matheus Pereirapt_BR
dc.contributor.authorKlein, Ivandropt_BR
dc.contributor.authorLima, Elen Marten dept_BR
dc.contributor.authorSouza, Sergio Florencio dept_BR
dc.date.accessioned2022-03-22T04:38:10Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn1808-0936pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/236056pt_BR
dc.description.abstractNesse attigo é aplicado o controle de qualidade em uma rede GNSS através da teoria de confiabilidade convencional, analisando a melhora da confiabilidade da rede a partir da inclusão de linhas-base repetidas. Após o ajustamento por mínimos quadrados da rede original são calculadas as medidas de confiabilidade para a rede: o número de redundância local, número de absorção, a confiabilidade interna, externa e razão tendência-ruído. A escolha da linha-base a ser repetida na rede é realizada a partir da análise de qual observação possui menor valor de número de redundância local. Identificado essa observação verifica-se a qual linha-base pertence e essa linha-base é repetida na rede com novas observações GNSS. O ajustamento é realizado novamente, bem como o cálculo das medidas de confiabilidade. Esse procedimento é repetido cinco vezes, quando se verifica a estabilização dos resultados. A rede GNSS é constituída de estações da RBMC, com dois pontos de controle e onze linhas-base. Analisando os valores máximos de confiabilidade interna, a diminuição ocorrida entre o primeiro e o último cenário foi de 6 milímetros. Com relação aos resultados para os valores máximos de confiabilidade externa, a diminuição ocorrida entre o primeiro e o último cenário foi de 2,3 centímetros. Com relação aos menores valores de número de redundância encontrados verificou-se a diferença de 0,243 entre o primeiro e o ultimo cenário.pt_BR
dc.description.abstractThis paper describes the application of quality control in a GNSS (Global Navigation Satellite System) network based on the conventional reliability theory, analyzing the improvement of the reliability of the network from including repeated baselines, after adjustment by least squares network, compute measures of reliability for the network: the redundancy number, internal and external reliability and bias to noise-ratio. The choice of the baseline to be repeated on the network was made based. On the analysis of observation which had the lowest number of local redundancy. Once identified the observation is verify to which baseline this observation belong and this baseline is repeated in the GNSS network. The adjustment is realized again, and the calculating measures of reliability. This procedure was repeated five times, when it was found stabilized results. The original GNSS network used consisted of six vertices (RBMC stations: ILHA, SJRP, SPAR, PPTE, OURI e ROSA), two control points and eleven baselines. Analyzing the maximum values of internal reliability, the decrease occurred between the first and the last scenario was 6 mm. Regarding the results for the maximum values of external reliability, the decrease occurred between the first and the last scenario was 2.3 centimeters. For smaller values of nunber of redundancy found it was found a difference of 0.243 between the first and the last scenario.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de cartografia, Rio de Janeiro. Vol. 67, n. 8 (2015), p. 1683-1703pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMedidas de confiabilidadept_BR
dc.subjectReliability measuresen
dc.titleAnálise de confiabilidade em rede GNSS baseado na repetição de linhas-basept_BR
dc.title.alternativeAnalysis of GNSS network reliability and repeatability of baselines en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000994935pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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