Movimentos entre o silêncio e o abandono : relações entre o relatório SINASE e a presença da Educação Física no campo das medidas socioeducativas
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2021Author
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Abstract in Portuguese (Brasil)
Este presente trabalho busca compreender se a atuação dos professores de Educação Física, nas unidades socioeducativas do Brasil, estão de acordo com o previsto no relatório SINASE do ano de 2020. Foram feitos dois movimentos: a) análise do relatório SINASE; b) levantamento de trabalhos científicos que narrassem o trabalho pela Educação Física nas fundações de amparo a crianças e adolescentes, no período entre 2010 e 2021. No intuito de traçar elementos os quais possam cruzar as informações obt ...
Este presente trabalho busca compreender se a atuação dos professores de Educação Física, nas unidades socioeducativas do Brasil, estão de acordo com o previsto no relatório SINASE do ano de 2020. Foram feitos dois movimentos: a) análise do relatório SINASE; b) levantamento de trabalhos científicos que narrassem o trabalho pela Educação Física nas fundações de amparo a crianças e adolescentes, no período entre 2010 e 2021. No intuito de traçar elementos os quais possam cruzar as informações obtidas, fora realizado uma pesquisa qualitativa, tendo como inspiração, para leitura dos documentos, os autores Deleuze & Guattari e Michel Foucault, destacando seus conceitos de multiplicidade, linhas de fuga e poder. Tendo em vista os diferentes períodos de escrita realizado pelos professores de Educação Física, assim como informações pouco elucidativas ao próprio relatório SINASE, esses conceitos prospectaram outros olhares sobre o exercício do saber. Assim, tornou-se possível a) compreender os dados do relatório SINASE; b) analisar o trabalho desenvolvido por professores de Educação Física em instituições de medidas socioeducativas; c) relacionar possibilidades dialógicas entre os discursos presentes nos diferentes trabalhos acadêmicos sobre a atuação do professor de Educação Física em instituições de medidas socioeducativas. Depreende-se disso que a Educação Física consegue problematizar suas ações, trazendo pertinentes contribuições à micropolítica institucional, no que tange a situação de vulnerabilidade social da juventude nas medidas socioeducativas brasileiras. ...
Abstract
This present work seeks to understand if the performance of Physical Education teachers, in socio-educational units in Brazil, are in accordance with the provisions of the 2020 SINASE report. Two movements were made: a) analysis of the SINASE report; b) survey of scientific works that narrated the work by Physical Education in the foundations of support to children and adolescents, in the period between 2010 and 2021. In order to trace elements that can cross the obtained information, a qualita ...
This present work seeks to understand if the performance of Physical Education teachers, in socio-educational units in Brazil, are in accordance with the provisions of the 2020 SINASE report. Two movements were made: a) analysis of the SINASE report; b) survey of scientific works that narrated the work by Physical Education in the foundations of support to children and adolescents, in the period between 2010 and 2021. In order to trace elements that can cross the obtained information, a qualitative research was carried out, having as inspiration for reading the documents were the authors Deleuze & Guattari and Michel Foucault, highlighting their concepts of multiplicity, lines of flight and power. In view of the different periods of writing performed by Physical Education teachers, as well as information that is not very clear from the SINASE report itself, these concepts prospected other perspectives on the exercise of knowledge. Thus, it became possible to a) understand the data from the SINASE report; b) analyze the work developed by Physical Education teachers in socio- educational measures institutions; c) relate dialogic possibilities between the discourses present in different academic works about the performance of the Physical Education teacher in institutions of socio-educational measures. It appears from this that Physical Education manages to problematize his actions, bringing relevant contributions to institutional micropolitics, regarding the situation of social vulnerability of youth in brazilian socio- educational measures. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
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