Mostrar el registro sencillo del ítem
Impacto de modelos de aula sobre parâmetros ligados a sedentarismo e obesidade em escolares
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Jerri Luiz | pt_BR |
dc.contributor.author | Lemes, Gabriel dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-17T04:46:08Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/235957 | pt_BR |
dc.description.abstract | O sedentarismo e sobrepeso estão cada vez mais presentes na realidade mundial e brasileira, tendo sérios efeitos sobre a saúde do indivíduo que convive com essa situação e também gerando dificuldades para a família e órgãos públicos que tem de gerir o efeito de más práticas relacionadas à saúde. Atualmente, o problema do sedentarismo e sobrepeso podem advir de diversos fatores, como o acesso facilitado a todo tipo de alimento, a rapidez com que esses alimentos chegam a nossa casa, a falta de atividade física, entre outros fatores que contribuem para que o indivíduo ganhe peso e não realize nenhuma atividade. No entanto, esse problema também afeta as crianças, que, assim como os adultos, tem acesso a mais alimentos e não realizam atividade física diariamente, tornando-se um problema de saúde pública. As aulas de educação física escolar tem a capacidade de levar atividades, brincadeiras e exercícios para que os escolares tenham momentos ligados ao movimento humano, por meio dessas atividades os escolares podem ser influenciados a melhorar os hábitos de vida, melhorar o relacionamento com o exercício físico, entre outras possibilidades. Devido a essa questão, esse trabalho visa estabelecer conexões entre o modo com que as aulas de educação física podem ser trabalhadas e o impacto que essas atividades podem gerar na perda de peso em escolares com sobrepeso, tanto dentro quanto fora do ambiente escolar e nos parâmetros relacionados à saúde e sedentarismo. A metodologia utilizada foi baseada em uma revisão narrativa, que busca por publicações relacionadas ao tema da pesquisa para discutir e estabelecer conexões que respondam aos objetivos do trabalho. Ao todo, foram incluídos no trabalho 32 artigos que tratam sobre temas relacionados ao sobrepeso, obesidade e sua relação com diferentes tipos de atividade física com crianças e adolescentes escolares. A discussão sobre os artigos mostrou que a atividade física dentro e principalmente fora do ambiente escolar pode ser um meio eficaz para o controle do peso de jovens que apresentam sobrepeso e obesidade, melhorando a qualidade de vida desses indivíduos. Portanto, o tempo total de exercício físico diário, assim como o modelo de exercício são escolhas importantes para a redução do peso e prevenção da obesidade. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Sedentarismo | pt_BR |
dc.subject | Obesidade | pt_BR |
dc.subject | Estudantes | pt_BR |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.title | Impacto de modelos de aula sobre parâmetros ligados a sedentarismo e obesidade em escolares | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001138366 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Educación Física (1260)