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dc.contributor.advisorRibeiro, Jerri Luizpt_BR
dc.contributor.authorLemes, Gabriel dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2022-03-17T04:46:08Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/235957pt_BR
dc.description.abstractO sedentarismo e sobrepeso estão cada vez mais presentes na realidade mundial e brasileira, tendo sérios efeitos sobre a saúde do indivíduo que convive com essa situação e também gerando dificuldades para a família e órgãos públicos que tem de gerir o efeito de más práticas relacionadas à saúde. Atualmente, o problema do sedentarismo e sobrepeso podem advir de diversos fatores, como o acesso facilitado a todo tipo de alimento, a rapidez com que esses alimentos chegam a nossa casa, a falta de atividade física, entre outros fatores que contribuem para que o indivíduo ganhe peso e não realize nenhuma atividade. No entanto, esse problema também afeta as crianças, que, assim como os adultos, tem acesso a mais alimentos e não realizam atividade física diariamente, tornando-se um problema de saúde pública. As aulas de educação física escolar tem a capacidade de levar atividades, brincadeiras e exercícios para que os escolares tenham momentos ligados ao movimento humano, por meio dessas atividades os escolares podem ser influenciados a melhorar os hábitos de vida, melhorar o relacionamento com o exercício físico, entre outras possibilidades. Devido a essa questão, esse trabalho visa estabelecer conexões entre o modo com que as aulas de educação física podem ser trabalhadas e o impacto que essas atividades podem gerar na perda de peso em escolares com sobrepeso, tanto dentro quanto fora do ambiente escolar e nos parâmetros relacionados à saúde e sedentarismo. A metodologia utilizada foi baseada em uma revisão narrativa, que busca por publicações relacionadas ao tema da pesquisa para discutir e estabelecer conexões que respondam aos objetivos do trabalho. Ao todo, foram incluídos no trabalho 32 artigos que tratam sobre temas relacionados ao sobrepeso, obesidade e sua relação com diferentes tipos de atividade física com crianças e adolescentes escolares. A discussão sobre os artigos mostrou que a atividade física dentro e principalmente fora do ambiente escolar pode ser um meio eficaz para o controle do peso de jovens que apresentam sobrepeso e obesidade, melhorando a qualidade de vida desses indivíduos. Portanto, o tempo total de exercício físico diário, assim como o modelo de exercício são escolhas importantes para a redução do peso e prevenção da obesidade.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSedentarismopt_BR
dc.subjectObesidadept_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.titleImpacto de modelos de aula sobre parâmetros ligados a sedentarismo e obesidade em escolarespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001138366pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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