É proibido menino usar rosa : educação das artes visuais e desobediência de imagens e discursos naturalizados
dc.contributor.advisor | Rosa, Aline Nunes da | pt_BR |
dc.contributor.author | Essabaa, Lobna | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-15T04:33:35Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/235924 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como centralidade refletir, a partir de uma lógica não normativa e desobediente, as possíveis e as já existentes relações entre a disciplina de artes visuais, a docência e a temática gênero e sexualidade na escola. A partir da análise de cenas escolares e da legitimação de narrativas, junto de artistas disparadoras como Jota Mombaça, surgem esboços para a desnaturalização de imagens e discursos pré-estabelecidos, que invadem e habitam a escola, com arte e educação. Não obstante, a construção deste TCC se dá em diálogo com o pensamento de autoras como Luciana Borre, Guacira Lopes Louro e bell hooks, cujas reflexões contribuem para a ampliação do tema no contexto da educação das artes visuais. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Artes visuais : Ensino | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Desobediência | pt_BR |
dc.title | É proibido menino usar rosa : educação das artes visuais e desobediência de imagens e discursos naturalizados | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001138249 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Artes Visuais: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Artes Visuais (660)