É proibido menino usar rosa : educação das artes visuais e desobediência de imagens e discursos naturalizados
Fecha
2021Autor
Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
A presente pesquisa tem como centralidade refletir, a partir de uma lógica não normativa e desobediente, as possíveis e as já existentes relações entre a disciplina de artes visuais, a docência e a temática gênero e sexualidade na escola. A partir da análise de cenas escolares e da legitimação de narrativas, junto de artistas disparadoras como Jota Mombaça, surgem esboços para a desnaturalização de imagens e discursos pré-estabelecidos, que invadem e habitam a escola, com arte e educação. Não o ...
A presente pesquisa tem como centralidade refletir, a partir de uma lógica não normativa e desobediente, as possíveis e as já existentes relações entre a disciplina de artes visuais, a docência e a temática gênero e sexualidade na escola. A partir da análise de cenas escolares e da legitimação de narrativas, junto de artistas disparadoras como Jota Mombaça, surgem esboços para a desnaturalização de imagens e discursos pré-estabelecidos, que invadem e habitam a escola, com arte e educação. Não obstante, a construção deste TCC se dá em diálogo com o pensamento de autoras como Luciana Borre, Guacira Lopes Louro e bell hooks, cujas reflexões contribuem para a ampliação do tema no contexto da educação das artes visuais. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (36987)Tesinas Artes Visuales (657)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License