É proibido menino usar rosa : educação das artes visuais e desobediência de imagens e discursos naturalizados
View/ Open
Date
2021Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
A presente pesquisa tem como centralidade refletir, a partir de uma lógica não normativa e desobediente, as possíveis e as já existentes relações entre a disciplina de artes visuais, a docência e a temática gênero e sexualidade na escola. A partir da análise de cenas escolares e da legitimação de narrativas, junto de artistas disparadoras como Jota Mombaça, surgem esboços para a desnaturalização de imagens e discursos pré-estabelecidos, que invadem e habitam a escola, com arte e educação. Não o ...
A presente pesquisa tem como centralidade refletir, a partir de uma lógica não normativa e desobediente, as possíveis e as já existentes relações entre a disciplina de artes visuais, a docência e a temática gênero e sexualidade na escola. A partir da análise de cenas escolares e da legitimação de narrativas, junto de artistas disparadoras como Jota Mombaça, surgem esboços para a desnaturalização de imagens e discursos pré-estabelecidos, que invadem e habitam a escola, com arte e educação. Não obstante, a construção deste TCC se dá em diálogo com o pensamento de autoras como Luciana Borre, Guacira Lopes Louro e bell hooks, cujas reflexões contribuem para a ampliação do tema no contexto da educação das artes visuais. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License