Sobre práticas educativas em tempos de isolamento social : estudo de caso sobre a Fundação Vera Chaves Barcellos
View/ Open
Date
2021Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Esse trabalho tem como objetivo analisar a atuação do Programa Educativo da instituição museal Fundação Vera Chaves Barcellos durante o período do isolamento social. A partir dessa análise, pretende-se afirmar a importância da permanência das práticas educativas nessa instituição museal mesmo quando não há a visitação presencial dos públicos. A presente pesquisa apresenta diferenças e semelhanças entre a elaboração e a utilização dos materiais educativos de duas exposições realizadas pela Funda ...
Esse trabalho tem como objetivo analisar a atuação do Programa Educativo da instituição museal Fundação Vera Chaves Barcellos durante o período do isolamento social. A partir dessa análise, pretende-se afirmar a importância da permanência das práticas educativas nessa instituição museal mesmo quando não há a visitação presencial dos públicos. A presente pesquisa apresenta diferenças e semelhanças entre a elaboração e a utilização dos materiais educativos de duas exposições realizadas pela Fundação Vera Chaves Barcellos em contextos distintos: anterior ao isolamento social, com a exposição Eu estou aqui agora (2019) e durante o isolamento social, com a exposição Muntadas/Silveira (2020). A partir dessa investigação, apresento reflexões que fazem perceber a importância da educação não-formal e de permanecer as práticas educativas em tempos de isolamento social, sobre uma perspectiva da arte-educação em Museus de Arte. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License