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dc.contributor.advisorJacques, Jocelise Jacques dept_BR
dc.contributor.authorJapur, Léa Maria Dornelespt_BR
dc.date.accessioned2022-03-11T04:47:44Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/235882pt_BR
dc.description.abstractO ingresso na universidade é, para muitos jovens, uma etapa de profunda desconexão com a realidade escolar em que viviam até então. Para uns, porque se dirigem a grandes centros, abandonando a família que fica no interior; para outros, porque passam a ter contato com um ambiente diverso daquele de bairro em que viviam. De qualquer forma, trata-se sempre de um momento de ruptura. Julga-se que cabe à universidade identificar, o quanto antes, se existem lacunas na formação anterior do calouro que possam prejudicá-lo no entendimento das disciplinas que irão compor cada curso escolhido pelo aluno e pensar em formas de minimizá-las, evitando assim o desestímulo ou pior evasão escolar. Neste trabalho, objetiva-se diagnosticar, analisar e documentar possíveis lacunas no entendimento da geometria e habilidades espaciais em alunos que ingressam na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especificamente nos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Mecânica. Utilizou-se questionário específico, aplicado de forma presencial nos calouros das Engenharias Civil e Mecânica, no primeiro dia de aula de desenho do primeiro semestre de 2020. As questões escolhidas abordaram ambos os temas. Além de fornecer um panorama da condição inicial dos alunos, a metodologia poderá ser aperfeiçoada e reproduzida, vindo a constituir-se num mecanismo constante de avaliação de conteúdos dominados ou não e indicação de procedimentos didáticos para as disciplinas de desenho, mais precisamente da Geometria Descritiva e do Desenho Técnico. Apenas 12% dos alunos responderam que acharam o questionário fácil e conheciam os assuntos abordados. Essa pergunta possibilitou a comparação de desempenho entre os grupos formados por alunos que manifestavam o mesmo grau de dificuldade, analisando se havia ou não correspondência do seu desempenho e se as questões com maior percentual de erro ou deixadas em branco coincidiam. Pelos resultados obtidos, menos de 50% dos alunos estariam aprovados, caso este questionário condicionasse o ingresso nos cursos citados. O alto percentual de alunos que não obteve resultado satisfatório no questionário justifica a necessidade de que haja uma avaliação inicial dos calouros semelhante a esta que foi feita, evitando seu desestímulo posterior frente à surpresa das exigências de conhecimentos prévios inerentes aos cursos. O aluno pode buscar ajuda em monitorias oferecidas que, apesar de não serem específicas para esse objetivo, certamente contam com alunos que dominam esses conteúdos. Por outro lado, os professores podem também orientar o aluno e intensificar, dentro do programa de cada disciplina envolvida, exercícios que supram essas necessidades, tanto de conhecimento quanto de habilidades.pt_BR
dc.description.abstractBeing accepted at College is for many young people a phase of deep disconnection to the school reality they used to live so far, either due to moving to a bigger city (and thus leaving family and friends behind) or for changing to a different neighborhood. At one way or another, it always means a tipping moment. It is believed that it is up to the university to identify, as soon as possible, if there are gaps in the freshman’s previous education that may hinder him in understanding the disciplines that will compose each course chosen by the student and think of ways to minimize them, thus avoiding the discouragement and possible school dropout. This essay aims to diagnose, analyze and document possible gaps in the understanding of geometry and spatial skills in students who enter the Federal University of Rio Grande do Sul, specifically in the Civil Engineering and Mechanical Engineering courses. A specific questionary was applied to them in the first semester of 2020. It gauged not only the before mentioned skills but also the perception of students on whether they mastered those skills or not. Only 12% of students answered that they found the questionnaire easy and knew the subjects covered. This question made it possible to compare the performance between groups formed by students who expressed the same degree of difficulty, to analyze whether or not their performance corresponded to their perceptions and whether the questions with the highest percentage of error or left blank, coincided. If the questionary was used to determine acceptance at the courses mentioned, less than 50% of the students would have been approved. The high percentage of students who did not obtain a satisfactory result in the questionnaire justifies the need for an initial assessment of freshmen skills like the one performed, avoiding their subsequent discouragement in the face of the surprise of the prior knowledge requirements inherent to the courses. The student can seek help in tutoring offered that, although not specific to this objective, certainly have students who master these contents. Teachers can also guide the students and intensify exercises that supply those needs within the syllabus of each discipline involved both in terms of knowledge and skills. In addition to providing an overview of the initial condition of the students, the methodology can be improved and reproduced, becoming a constant mechanism for content evaluation and indication of didactic procedures for the drawing disciplines for Descriptive Geometry and Drawing Technician.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectGeometryen
dc.subjectTechnical drawingen
dc.subjectDesenho técnicopt_BR
dc.subjectDescriptive geometryen
dc.subjectGeometria descritivapt_BR
dc.subjectUniversity educationen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleHabilidades espaciais e entendimento geométrico dos calouros na engenharia : um diagnóstico necessáriopt_BR
dc.title.alternativeEngeneering degree freshmen spatial skills and geometric understanding : a necessary diagnosisen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001135187pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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