Mostrar el registro sencillo del ítem
Interação familiar e social no desenvolvimento motor infantil : uma revisão de literatura
dc.contributor.advisor | Almeida, Carla Skilhan de | pt_BR |
dc.contributor.author | Conceição, Fayola Silva da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-10T04:32:49Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/235829 | pt_BR |
dc.description.abstract | O desenvolvimento infantil tem início na vida intrauterina e envolve aspectos como amadurecimento neurológico, crescimento físico e obtenção de habilidades motoras, afetivas, cognitivas e sociais do bebê, constituindo os primeiros anos de vida. O desenvolvimento motor atípico não se vincula obrigatoriamente à presença de alterações neurológicas ou estruturais. Frequentemente, atrasos motores associam-se a prejuízos secundários de ordem psicológica, social, à falta de estímulos em casa e na escola. O objetivo deste estudo foi revisar a literatura para verificar a influência da interação familiar e social no desenvolvimento motor infantil. Foi realizada buscas nas bases de dados Google scholar, Lilacs, Medline, Scielo , Pubmed, utilizando as palavras chaves “Interação social”, “interação familiar”, “desenvolvimento motor infantil”, “fisioterapia”, de artigos publicados nos últimos dez anos. Foram encontrados 170 artigos, e após leitura de títulos e resumos foram selecionados 3 artigos que falavam sobre interações dos bebês em diferentes ambientes relacionando com o desenvolvimento motor. A literatura se mostrou muito escassa quando diz respeito a fatores de risco de desenvolvimento motor infantil relacionado à interação social e familiar. Com os achados dessa revisão é possível afirmar que, para esta revisão, existe influência da relação familiar e social no desenvolvimento motor infantil, principalmente se o objetivo desta interação for obter ganhos no desempenho motor dos bebês. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject | Interação social | pt_BR |
dc.subject | Estimulação precoce | pt_BR |
dc.subject | Fisioterapia | pt_BR |
dc.title | Interação familiar e social no desenvolvimento motor infantil : uma revisão de literatura | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001091822 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Fisioterapia | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37015)Tesinas Fisioterapia (134)