Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorWolke, Silvana Inespt_BR
dc.contributor.authorAntler, Mayarapt_BR
dc.date.accessioned2022-03-04T04:41:01Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/235590pt_BR
dc.description.abstractEstudos indicam que alunos apresentam dificuldades de aprendizagem no estudo de Cinética Química. As atuais demandas de ensino e aprendizagem consideram as tecnologias digitais, acessíveis a professores e alunos, como importantes recursos educacionais. O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo educacional desperta o interesse do aluno e cria uma atitude positiva em relação à aprendizagem. Para tanto, foi criado o produto educacional Química na Mão - Cinética, um aplicativo desenvolvido para o sistema operacional Android através da plataforma MIT APP INVENTOR. O objetivo principal deste trabalho é descrever as etapas que levaram à construção deste aplicativo. A sua criação justifica-se pela indisponibilidade de aplicativos gratuitos em português para o ensino de Cinética Química. O aplicativo visa proporcionar a construção de conhecimentos em conceitos sobre Cinética Química e Catalisadores para que o aluno possa assumir uma postura mais autônoma no seu processo de aprendizagem. Foi desenvolvido para funcionar como uma cartilha interativa, de uso intuitivo, sem internet. Os conteúdos são explicados por meio de textos, imagens, vídeos com experimentos e quizzes que testam os conhecimentos adquiridos. A versão final do Química na Mão - Cinética foi ajustada e aprimorada considerando a análise da versão inicial do aplicativo. Além disso, para o uso em sala de aula, sugere-se uma sequência didática.pt_BR
dc.description.abstractSeveral studies indicate that chemical kinetics is perceived by students as one of the most difficult subjects in chemistry courses. The current demands of teaching and learning consider digital technologies, accessible to teachers and students, as important educational resources. The use of Information and Communication Technologies (ICT) in the educational process awakens student interest and creates a positive attitude towards learning. Therefore, the educational product, Química na Mão - Cinética, was created, an Android system application using the MIT APP INVENTOR platform. The main objective of this work is to describe the steps that led to the construction of this application. Its creation is justified by the unavailability of free applications in Portuguese for teaching Chemical Kinetics. The application aims to provide the construction of knowledge in concepts about Chemical Kinetics and Catalysts so that the student can assume a more autonomous position in their learning process. It was developed to work as an interactive booklet, intuitive to use, without the internet. The contents are explained through texts, images, videos with experiments, and quizzes that test the acquired knowledge. The final version of Química na Mão – Cinética was adjusted and improved considering the analysis of the initial version of the application carried out with the students. For use in the classroom, a didactic sequence is suggested.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectChemical Kinetics and Catalystsen
dc.subjectCinética químicapt_BR
dc.subjectCatalisadorespt_BR
dc.subjectChemistry Teachingen
dc.subjectEnsino de quimicapt_BR
dc.subjectApplication for teaching Chemical Kineticsen
dc.subjectObjeto de aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleO ensino de química através do aplicativo “química na mão - cinética : uma apostila interativa ao alcance do alunopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001137873pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.programMestrado Profissional em Química em Rede Nacionalpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem