O ensino de química através do aplicativo “química na mão - cinética : uma apostila interativa ao alcance do aluno
View/ Open
Date
2021Author
Advisor
Academic level
Master professional
Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Estudos indicam que alunos apresentam dificuldades de aprendizagem no estudo de Cinética Química. As atuais demandas de ensino e aprendizagem consideram as tecnologias digitais, acessíveis a professores e alunos, como importantes recursos educacionais. O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo educacional desperta o interesse do aluno e cria uma atitude positiva em relação à aprendizagem. Para tanto, foi criado o produto educacional Química na Mão - Cinética, um aplica ...
Estudos indicam que alunos apresentam dificuldades de aprendizagem no estudo de Cinética Química. As atuais demandas de ensino e aprendizagem consideram as tecnologias digitais, acessíveis a professores e alunos, como importantes recursos educacionais. O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo educacional desperta o interesse do aluno e cria uma atitude positiva em relação à aprendizagem. Para tanto, foi criado o produto educacional Química na Mão - Cinética, um aplicativo desenvolvido para o sistema operacional Android através da plataforma MIT APP INVENTOR. O objetivo principal deste trabalho é descrever as etapas que levaram à construção deste aplicativo. A sua criação justifica-se pela indisponibilidade de aplicativos gratuitos em português para o ensino de Cinética Química. O aplicativo visa proporcionar a construção de conhecimentos em conceitos sobre Cinética Química e Catalisadores para que o aluno possa assumir uma postura mais autônoma no seu processo de aprendizagem. Foi desenvolvido para funcionar como uma cartilha interativa, de uso intuitivo, sem internet. Os conteúdos são explicados por meio de textos, imagens, vídeos com experimentos e quizzes que testam os conhecimentos adquiridos. A versão final do Química na Mão - Cinética foi ajustada e aprimorada considerando a análise da versão inicial do aplicativo. Além disso, para o uso em sala de aula, sugere-se uma sequência didática. ...
Abstract
Several studies indicate that chemical kinetics is perceived by students as one of the most difficult subjects in chemistry courses. The current demands of teaching and learning consider digital technologies, accessible to teachers and students, as important educational resources. The use of Information and Communication Technologies (ICT) in the educational process awakens student interest and creates a positive attitude towards learning. Therefore, the educational product, Química na Mão - Ci ...
Several studies indicate that chemical kinetics is perceived by students as one of the most difficult subjects in chemistry courses. The current demands of teaching and learning consider digital technologies, accessible to teachers and students, as important educational resources. The use of Information and Communication Technologies (ICT) in the educational process awakens student interest and creates a positive attitude towards learning. Therefore, the educational product, Química na Mão - Cinética, was created, an Android system application using the MIT APP INVENTOR platform. The main objective of this work is to describe the steps that led to the construction of this application. Its creation is justified by the unavailability of free applications in Portuguese for teaching Chemical Kinetics. The application aims to provide the construction of knowledge in concepts about Chemical Kinetics and Catalysts so that the student can assume a more autonomous position in their learning process. It was developed to work as an interactive booklet, intuitive to use, without the internet. The contents are explained through texts, images, videos with experiments, and quizzes that test the acquired knowledge. The final version of Química na Mão – Cinética was adjusted and improved considering the analysis of the initial version of the application carried out with the students. For use in the classroom, a didactic sequence is suggested. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional.
Collections
-
Exact and Earth Sciences (5129)
This item is licensed under a Creative Commons License