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dc.contributor.advisorPeyré-Tartaruga, Leonardo Alexandrept_BR
dc.contributor.authorZanchi, Brunopt_BR
dc.date.accessioned2022-03-04T04:40:01Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/235552pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: Com o passar dos anos, e com o avanço dos estudos, das pesquisas, bem como a evolução da medicina, se constatou o potencial benéfico do exercício físico, da prática de esportes e a necessidade de manter um nível adequado de atividade física. Contudo, ainda existem muitas dúvidas quanto aos protocolos a serem aplicados. Os estudos existentes, como os de Maciel et al (2010) e Knowles et al (2015), abordam que o treinamento de alta intensidade, produz inúmeros benefícios para idosos. Porém, ainda existem certas dúvidas acerca da segurança e efetividade deste método para os idosos, bem como a literatura atual ser escassa sobre as questões de ensino-aprendizagem do treinamento de alta intensidade em idosos. Diante disso, apresenta-se a importância de abordar o tema: “Efeitos de treinamentos de alta intensidade em idosos e seu processo de ensino-aprendizagem”. Este estudo embasou-se na literatura existente sobre o tema. Objetivos: Estudar as respostas agudas e adaptações crônicas do treinamento de alta intensidade em pessoas idosas. Verificar os componentes do ensino-aprendizagem para pessoas idosas. Método: A metodologia deste estudo consistiu-se em um trabalho de revisão sistemática de literatura, através de um levantamento bibliográfico de publicações, utilizando as bases de dados eletrônicos: PUBMED e EMBASE. Conclusões: O treinamento de alta intensidade para idosos possui inúmeros protocolos que irão variar de acordo com as demandas da população. Esse é um método seguro e confiável de treinamento. É uma modalidade de treinamento que proporciona inúmeros benefícios, como melhoras na qualidade de vida e saúde, sendo muito recomendado para as mais diversas finalidades, como recuperação de enfermidades e prevenção. Contudo, ainda existem dúvidas acerca de efeitos colaterais e compensatórios, sendo necessário novos estudos. O profissional da educação física deve ser um treinador completo, não apenas indicando o que o aluno deve fazer, mas também atuando como professor, ensinando aos seus alunos as várias facetas da cultura corporal a fim de garantir aderência, satisfação e eficácia com o treinamento de alta intensidade para idosos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIdosopt_BR
dc.subjectTreinamentopt_BR
dc.subjectTreinamento intervalado de alta intensidadept_BR
dc.titleEfeitos e o processo ensino-aprendizagem do treinamento de alta intensidade em idosospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001137933pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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