Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCoelho-de-Souza, Gabrielapt_BR
dc.contributor.authorLourenço, Andréia Vigolopt_BR
dc.date.accessioned2022-02-26T04:56:08Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/235483pt_BR
dc.description.abstractA construção deste trabalho justifica-se em função da diversidade da agricultura e das múltiplas formas com que ela se relaciona com o ambiente. A relevância de entender isso pode ser explicada pelo momento atual em que a sociedade tem colocado a pauta ambiental no âmbito de discussões internacionais e de compromissos assumidos em função das discussões sobre mudanças climáticas. Para tanto, tem como objetivo central compreender se e como processos de construção do conhecimento e as práticas de famílias agricultoras da ARPA-SUL reverberam em processos de conservação ambiental. Por outro lado, demonstrar essa íntima relação entre o ser humano e a natureza, tendo em vista a enorme diversidade da agricultura, mostra-se extremamente complexa e merece ser analisada com cuidado. Em função disso, a justificativa para a construção da matriz teórica deve-se ao fato que uma única disciplina não é suficiente para garantir tal análise. Por conseguinte, trata-se de um esforço em produzir uma pesquisa de natureza interdisciplinar na busca por um profícuo diálogo de saberes entre as diversas teorias e métodos, permitindo compreender se e de que forma ocorre essa conservação. Para dar conta dessa discussão, proponho como ponto de partida os atores e suas práticas, buscando dar ênfase na ação social dos atores, suas formas de compreender o mundo, suas formas de conhecimento e, por fim, suas práticas. O foco nos agricultores e agricultoras como atores ativos desse processo embasa-se na perspectiva orientada aos atores e da Teoria das Práticas mobilizo o conceito de práticas compartilhadas. Por fim, lanço mão da ideia de coprodução, em um intenso diálogo com as disciplinas ambientais para compreender como as práticas das agricultoras e agricultores contribuem para a conservação ambiental. A metodologia consistiu em uma vivência etnográfica com doze famílias da ARPA-SUL a fim de interpretar a percepção delas sobre o meio, bem como compreender a natureza e dimensão dos conhecimentos e práticas dessas famílias. Como ferramentas e técnicas do método etnográfico, lancei mão da observação participante integrada com o uso de ferramentas de diálogo. Também fiz uso da fotografia como forma de documentação imagética, mas também para evidenciar algumas conclusões do trabalho. Por fim, o trabalho de campo revelou que a conservação ambiental se constitui como um desdobramento dos conhecimentos e das práticas das famílias, mas que ela só é possível se houver viabilidade econômica para a produção de base ecológica.pt_BR
dc.description.abstractLa construcción de esta obra se justifica a la luz de la diversidad de la agricultura y las múltiples formas en que se relaciona con el medio ambiente. La pertinencia de entender esto puede explicarse por el momento actual en que la sociedad ha colocado el programa ambiental en el ámbito de los debates internacionales y los compromisos contraídos como resultado de los debates sobre el cambio climático. Para ello, su objetivo central es comprender si los procesos de construcción de conocimientos y las prácticas agrícolas familiares de ARPA-SUL han repercutido en los procesos de conservación del medio ambiente y cómo lo han hecho. Por otra parte, demostrar esta íntima relación entre el ser humano y la naturaleza, en vista de la enorme diversidad de la agricultura, es extremadamente complejo y merece ser analizado cuidadosamente. Por ello, la justificación de la construcción de la matriz teórica se debe al hecho de que una sola disciplina no es suficiente para garantizar dicho análisis. Por lo tanto, se trata de un esfuerzo para producir una investigación de naturaleza interdisciplinaria en la búsqueda de un diálogo fructífero de conocimientos entre las diversas teorías y métodos, que permita comprender si y cómo se produce esta conservación. Para dar cuenta de esta discusión, propongo como punto de partida los actores y sus prácticas, buscando enfatizar la acción social de los actores, sus formas de entender el mundo, sus formas de conocimiento y, finalmente, sus prácticas. El enfoque de los agricultores como actores activos en este proceso se basa en la perspectiva orientada a los actores y la Teoría de las Prácticas I moviliza el concepto de prácticas compartidas. Por último, utilizo la idea de coproducción, en un intenso diálogo con las disciplinas ambientales para comprender cómo las prácticas de los agricultores contribuyen a la conservación del medio ambiente. La metodología consistió en una experiencia etnográfica con doce familias de ARPA-SUL para interpretar su percepción del medio ambiente, así como para comprender la naturaleza y el alcance de los conocimientos y prácticas de estas familias. Como herramientas y técnicas del método etnográfico, utilicé la observación integrada de los participantes con el uso de herramientas de diálogo. También hice uso de la fotografía como una forma de documentación de imágenes, pero también para destacar algunas conclusiones del trabajo. Finalmente, el trabajo de campo reveló que la conservación del medio ambiente es un despliegue de los conocimientos y prácticas de las familias, pero que sólo es posible si hay viabilidad económica para la producción basada en la ecología.es
dc.description.abstractThe construction of this work is justified by the diversity of agriculture and the multiple ways in which it relates to the environment. The relevance of understanding this can be explained by the current moment in which society has placed the environmental agenda within the scope of international discussions and commitments made as a result of climate change discussions. For this, it has as central objective to understand if and how processes of knowledge construction and the practices of farming families of ARPA-SUL reverberated in processes of environmental conservation. On the other hand, demonstrating this intimate relationship between the human being and nature, in view of the enormous diversity of agriculture, is extremely complex and deserves to be carefully analyzed. Because of this, the justification for the construction of the theoretical matrix is due to the fact that a single discipline is not enough to guarantee such analysis. Therefore, it is an effort to produce a research of an interdisciplinary nature in the search for a fruitful dialogue of knowledge between the various theories and methods, allowing us to understand if and how this conservation occurs. In order to account for this discussion, I propose as a starting point the actors and their practices, seeking to emphasize the social action of the actors, their ways of understanding the world, their forms of knowledge and, finally, their practices. The focus on farmers as active actors in this process is based on the actor-oriented perspective and the Theory of Practices I mobilize the concept of shared practices. Finally, I use the idea of co-production in an intense dialogue with environmental disciplines to understand how the practices of farmers contribute to environmental conservation. The methodology consisted of an ethnographic experience with twelve families from ARPA-SUL in order to interpret their perception of the environment, as well as to understand the nature and extent of the knowledge and practices of these families. As tools and techniques of the ethnographic method, I used the participant observation integrated with the use of tools of dialogue. I also made use of photography as a form of imagetic documentation, but also to highlight some conclusions of the work. Finally, the fieldwork revealed that environmental conservation is an unfolding of the families' knowledge and practices, but that it is only possible if there is economic viability for ecological-based production.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConservación del medio ambientees
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectInterdisciplinariedades
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectEtnografíaes
dc.subjectConstrucción de conocimientoes
dc.subjectPrácticas epistémicases
dc.subjectEnvironmental conservationen
dc.subjectInterdisciplinarityen
dc.subjectEthnographyen
dc.subjectConstruction of knowledgeen
dc.subjectEpistemic practicesen
dc.title“Praga é inseto com fome!” entre conhecimentos e práticas : um olhar sobre a conservação ambiental a partir de famílias agricultoras da Arpa-Sulpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001137612pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Ruralpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples