Perfil de formação e processos de educação permanente em equipes de saúde bucal no SUS
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2018Author
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Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Os processos de Integração Ensino-Saúde desenvolvem um papel destacado na Educação Permanente em Saúde (EPS) de Equipes de Saúde Bucal, assim como a EPS apresenta-se como uma estratégia de qualificação da preceptoria dos estágios curriculares da graduação de odontologia. Em Porto Alegre, cenário do estudo, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pactuaram, entre os anos de 2014 e 2017, um projeto de extensão com o objetivo de assessorar e real ...
Os processos de Integração Ensino-Saúde desenvolvem um papel destacado na Educação Permanente em Saúde (EPS) de Equipes de Saúde Bucal, assim como a EPS apresenta-se como uma estratégia de qualificação da preceptoria dos estágios curriculares da graduação de odontologia. Em Porto Alegre, cenário do estudo, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pactuaram, entre os anos de 2014 e 2017, um projeto de extensão com o objetivo de assessorar e realizar processos de EPS para Equipes de Saúde Bucal da Rede de Saúde Bucal (RASB) do Sistema Único de Saúde (SUS). As seguintes problematizações se interpuseram e foram objetos do estudo: Qual o perfil de formação dos trabalhadores de saúde bucal que atuam como preceptores de estudantes? Como tem sido desenvolvido os processos de EPS para os trabalhadores de saúde bucal do SUS? O presente estudo possui o objetivo principal de avaliar o perfil de formação e as práticas sobre os processos de EPS de Equipes de Saúde Bucal, Cirurgiões-Dentistas (CD), Técnicos de Saúde Bucal (TSB) e Auxiliares de Saúde Bucal (ASB) do município de Porto Alegre/RS. Pretende avaliar o projeto de extensão intitulado: Educação Permanente em Saúde (EPS) na Produção do Cuidado em Saúde Bucal. Trata-se de um estudo de caso do tipo holístico, com abordagem metodológica quantitativa e qualitativa. Foram aplicados dois questionários. Um questionário estruturado sobre perfil de formação e de trabalho – identificação e vinculação, formação profissional e complementar, preceptoria e área de contribuição. Responderam ao questionário127 profissionais (71 CD, 12 TSB e 44 ASB). A análise descritiva dos dados quantitativos gerados pelo questionário estruturado foi realizada utilizando-se o programa Microsoft Excel 2017. O segundo questionário semiestruturado avaliou as atividades de EPS – reuniões distritais, mudanças e qualificação da EPS e conceito de EPS. Verificou-se que 87,3 % dos CD participantes possuem formação complementar à graduação, 59,1% em nível de especialização, sendo que 52,3% na área de Saúde da Família. Atuam como preceptores de estágios 63,3% dos CD entrevistados. Para os participantes, os encontros mensais de EPS permitem a troca de experiência, informações e discussão da realidade apresentada no município, bem como reuniões ricas em discussões e problematização das situações cotidianas de trabalho. A EPS é compreendida como um processo novo que fortalece o trabalho das Equipes de Saúde Bucal. As ações de EPS aperfeiçoam a comunicação nas redes de ensino-saúde, estabelecendo um espaço de transformação do trabalho em direção a um lugar de negociações e consensos frente às necessidades individuais e coletivas. ...
Abstract
The Health and Teaching Integration processes play a prominent role in Oral Health Education (EPS) of Oral Health Teams, as well as a strategy for qualifying the preceptory of the curricular stages of dentistry graduation. In Porto Alegre, where the study took place, the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) and the Municipal Health Secretariat (SMS) agreed between 2014 and 2017 on an extension project, whose objective was to advise and carry out the processes of EPS for Oral Health T ...
The Health and Teaching Integration processes play a prominent role in Oral Health Education (EPS) of Oral Health Teams, as well as a strategy for qualifying the preceptory of the curricular stages of dentistry graduation. In Porto Alegre, where the study took place, the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) and the Municipal Health Secretariat (SMS) agreed between 2014 and 2017 on an extension project, whose objective was to advise and carry out the processes of EPS for Oral Health Teams of the Oral Health Network (RASB) of the Unified Health System (SUS). The following problematizations were interposed and were objects of the study: What is the training profile of oral health workers who act as preceptors of students? How has the processes of EPS been developed for the oral health workers of SUS? The present study has the main objective of evaluating the training profile and practices on the EPS processes of Oral Health Teams, Dental Surgeons (CD), Oral Health Technicians (TSB) and Oral Health Assistants (ASB) of the county of Porto Alegre / RS. It intends to evaluate the extension project titled: Permanent Education in Health (EPS) in the Production of Oral Health Care. It is a case study of the holistic type, with a quantitative and qualitative methodological approach. Two questionnaires were applied. A structured questionnaire on training and work profile - identification and linkage, professional and complementary training, preceptory and contribution area. A total of 127 professionals (71 CD, 12 TSB and 44 BSA) answered the given questionnaire. The descriptive analysis of the quantitative data generated by the structured questionnaire was performed using the software Microsoft Excel 2017. The second semi-structured questionnaire evaluated the EPS activities - district meetings, changes and qualification of the EPS and concept of EPS. It was verified that 87.3% of the CD participants had undergraduate training, 59.1% at the specialization level, and 52.3% in the Family Health area. 63.3% of the interviewed CDs work as trainee preceptors. For the participants, the monthly meetings of EPS allow the exchange of experience, information and discussion of reality presented in the municipality, as well as meetings rich in discussions and problematization of everyday work situations. EPS is understood as a new process that strengthens the work of the Oral Health Teams. EPS's actions improve communication in health-teaching networks, establishing a space to transform the work towards a place of negotiation and consensus on individual and collective needs. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Odontologia. Curso de Odontologia.
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