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dc.contributor.authorAimi, Gabriel Alvespt_BR
dc.contributor.authorDuarte Júnior, Miguel Angelo dos Santospt_BR
dc.contributor.authorMarques, Priscila Antunespt_BR
dc.contributor.authorHein, Alexandre Patzpt_BR
dc.contributor.authorCunha, Giovani dos Santospt_BR
dc.contributor.authorCardoso, Marcelo Francisco da Silvapt_BR
dc.contributor.authorVoser, Rogerio da Cunhapt_BR
dc.date.accessioned2022-02-23T04:40:10Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1981-9900pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/235443pt_BR
dc.description.abstractObjetivo geral: Descrever e analisar os efeitos das variáveis: nível de atividade física, prática esportiva, sexo e maturação sobre a variabilidade na condição cardiovascular, considerando como covariantes as variáveis somáticas e as idades dos escolares. Objetivo específico: Identificar as variáveis que apresentaram diferenças estatísticas em relação ao desempenho do teste de resistência aeróbia, considerando as covariáveis incluídas no modelo, idade, massa corporal, IMC, RCQ, RCE e porcentagem de gordura corporal. Materiais e métodos: A amostra foi composta por 173 alunos (99 meninos e 74 meninas) de uma escola privada da cidade de Porto Alegre. Foram avaliados o IMC, a RCE, o RCQ, o percentual de gordura, o PVC, o nível de atividade física, a prática de escola esportiva e a aptidão cardiorrespiratória. Para análise dos dados foi utilizada estatística descritiva e inferencial ANOVA Fatorial, com tratamento Post-hoc o teste de Bonferroni, considerando um alfa de 0,05. Resultados: Meninos têm melhor aptidão cardiorrespiratória que meninas; escolares com o nível de atividade física maior tem melhor aptidão cardiorrespiratória assim como aqueles que praticam escola esportiva no contra turno da escola. Conclusão: O sexo, o nível de atividade física e a prática de escola esportiva exercem influência no condicionamento cardiorrespiratório.pt_BR
dc.description.abstractGeneral objective: To describe and analyze the effects of the variables: physical activity level, sports practice, gender and maturation on the variability in the cardiovascular condition, considering somatic variables and the ages of the students. Specific objective: To identify the variables that presented statistical differences regarding the performance of the aerobic resistance test, considering the covariates included in the model, age, body mass, BMI, WHR, WHtR and body fat percentage. Materials and methods: The sample consisted of 173 students (99 boys and 74 girls) from a private school in the city of Porto Alegre. BMI, WHtR, WHR, fat percentage, CVP, physical activity level, sports school practice and cardiorespiratory fitness were evaluated. For data analysis we used descriptive and inferential statistics ANOVA Factorial, with Post-hoc treatment Bonferroni test, considering an alpha of 0.05. Results: Boys have better cardiorespiratory fitness than girls; students with the highest level of physical activity have better cardiorespiratory fitness as well as those who practice school sports on the counter shift. Conclusion: Gender, physical activity level and sports school practice influence cardiorespiratory conditioning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício. São Paulo. Vol. 14, no. 91 (maio/jun. 2020), p. 501-513pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCardiorespiratory fitnessen
dc.subjectAptidão cardiorrespiratóriapt_BR
dc.subjectPhysical activityen
dc.subjectAtividade físicapt_BR
dc.subjectChildrenen
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.titleFatores relacionados à aptidão cardiorrespiratória de escolarespt_BR
dc.title.alternativeFactors related to school cardiorrespiratory fitness en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001137167pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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