Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchulz, Liapt_BR
dc.contributor.authorMorais, Jozeanne de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2022-02-19T04:41:24Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/235347pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo entender a didatização do conceito de gênero do discurso em uma obra do PNLD 2021. Para isso, buscamos investigar como a noção de gênero do discurso perpassa o livro didático Estações Língua Portuguesa: rotas de atuação social (BARROS et al., 2020), aprovado pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2021. Partimos dos pressupostos de que a interação discursiva é a realidade fundamental da língua (VOLÓCHINOV, 2017), de que as práticas de linguagem se concretizam em diferentes gêneros do discurso (FARACO, 2009) e de que o texto deve assumir posição central no trabalho com a língua (BRASIL, 2018). Formulamos, então, duas perguntas de pesquisa: como a noção de gênero do discurso perpassa o livro didático Estações Língua Portuguesa: rotas de atuação social?; e como a noção de gênero do discurso aparece nas tarefas de a) leitura?, b) análise linguística e semiótica? e c) produção de texto?. Para respondê-las, dividimos a análise em duas partes: a primeira com foco na totalidade do livro didático e a segunda com foco nas tarefas de leitura, de análise linguística e semiótica e de produção de texto de um capítulo do livro. A partir de nossa investigação, concluímos que o livro didático em estudo focaliza os gêneros do discurso de modo bastante próximo aos pressupostos teóricos adotados, com algumas ressalvas, as quais podem se desdobrar em futuros estudos.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to understand the didacticization of the concept of discourse genre in a textbook of PNLD 2021. For this, we sought to investigate how the notion of discourse genre permeates the textbook Estações Língua Portuguesa: rotas de atuação social (BARROS et al., 2020), approved by the National Program of Books and Teaching Materials (PNLD) 2021. We started from the assumption that discursive interaction is the fundamental reality of language (VOLÓCHINOV, 2017), that language practices take shape in different discourse genres (FARACO, 2009) and that the text should assume a central position in working with the language (BRASIL, 2018). We then formulated two research questions: how does the notion of discourse genre pervade the textbook Estações Língua Portuguesa: rotas de atuação social?; and how does the notion of discourse genre appear in the tasks of a) reading?, b) linguistic and semiotic analysis? and c) text production?. To answer these questions, we divided the analysis into two parts: the first focused on the entire textbook and the second focused on the tasks of reading, linguistic and semiotic analysis and text production in one chapter of the book. From our investigation, we have concluded that the textbook under study focuses on the discourse genres very closely to the adopted theoretical assumptions, with some reservations, which may unfold in future studies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDiscourse genreen
dc.subjectGênero discursivopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectTextbooken
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectPortuguese languageen
dc.titleOs gêneros do discurso e sua didatização em uma obra do PNLD 2021pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001137155pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples