Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRavelli, Ana Paula Xavierpt_BR
dc.contributor.authorMotta, Maria da Graça Corso dapt_BR
dc.date.accessioned2010-06-08T04:18:05Zpt_BR
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.issn0102-6933pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/23528pt_BR
dc.description.abstractTrata-se de pesquisa qualitativa, utilizando Método Criativo e Sensível e Análise de Conteúdo. Objetiva conhecer como a gestante vivencia a utilização da música no processo ensino/aprendizado em pré-natal. Participaram sete gestantes primíparas, no terceiro trimestre gestacional. O estudo aconteceu na Unidade Básica de Saúde e salão paroquial, ambos em Ponta Grossa, Paraná, Brasil.. Para coleta, utilizou-se: dinâmica de criatividade e sensibilidade denominada dinâmica musical, entrevista semi-estruturada e observação. Os resultados desvelaram que a música facilita o processo ensino/aprendizado, favorecendo educador/enfermeiro nas atividades educativas, promovendo ambiente interativo, sonoro; propício à formação de vínculos e, educandos/gestantes, na compreensão da vivência gestacional.pt_BR
dc.description.abstractEstudio cualitativo, utilizando Método Creativo y Sensible y Análisis de Contenido. Objetiva conocer el modo que la mujer vive utilizar la música para comprensión del embarazo. Fueran primíparas embarazadas, en tercer ciclo gestacional, y pasó en unidad de salud en Ponta Grossa, Paraná, Brasil. Para la colecta, usó la dinámica de creatividad y sensibilidad, llamada dinámica musical, Entrevista semi-estructurada y observación. Los resultados mostraron que la música empleada como herramienta del proceso enseñanza/aprendizaje, favorece el educador/ enfermero en actividades educativas, promoviendo interaciones y atmósfera favorable para formación de vinculaciones, como al educandos/embarazadas la comprensión del proceso de embarazo.es
dc.description.abstractIt is qualitative research, using and Creative and Sensible Method and Content Analysis. It aimed to find out how pregnant women experience the use of music to understand the gestational process. Participants were seven primiparous pregnant women, during the third trimester of pregnancy. The study happened in the Basic Health Center in Ponta Grossa, Paraná, Brazil. For data collection, creativity and sensitivity dynamics were employed, called musical dynamics, as well as a semi-structured interviews and observation. Results have showed that music can be employed as a facilitating resource in the teaching/learning process, favoring educators/nurses in their educational activities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 25, n.3 (dez. 2004), p.367-376pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMujeres embarazadases
dc.subjectGestantespt_BR
dc.subjectTerceiro trimestre da gravidezpt_BR
dc.subjectTercer trimestre del embarazoes
dc.subjectAtención prenatales
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectAtención de enfermeríaes
dc.subjectCuidado pré-natalpt_BR
dc.subjectEducación en saludes
dc.subjectCuidados de enfermagempt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectPregnant womenen
dc.subjectPregnancy trimesteren
dc.subjectThirden
dc.subjectMusicen
dc.subjectPrenatal careen
dc.subjectMursing careen
dc.subjectHealth educationen
dc.titleDinâmica musical : nova proposta metodológica no trabalho com gestantes em pré-natalpt_BR
dc.title.alternativeDinámica musical: nueva propuesta metodológica para el trabajo con embarazadas en el prenatales
dc.title.alternativeMusical dynamics: new methodological proposal at work with pregnant women during prenatal careen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000504713pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples