Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPillar, Analice Dutrapt_BR
dc.contributor.authorMedeiros, Rosana Fachel dept_BR
dc.date.accessioned2022-02-16T04:31:15Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2357-9854pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/235226pt_BR
dc.description.abstractA indústria de brinquedos produz uma infinidade de bonecos de plástico, que choram, andam e cantam. A publicidade estimula o consumo, transformando-os em objetos de desejo das crianças. Os bonecos, que em sua maioria são padronizados, acabam indicando um modo de ser. A criação de bonecos de pano se contrapõe ao consumo de brinquedos e é uma possibilidade de inventar algo singular com outros corpos, cabelos, roupas. Este texto enfoca a relevância da arte, ao propiciar a criação de bonecos a estudantes do curso de Pedagogia. Aborda ateliers realizados com diferentes turmas, em mais de duas décadas, que mostram a diversidade dos trabalhos e suas relações com criações da arte contemporânea.pt_BR
dc.description.abstractThe toy industry produces a multitude of plastic dolls that cry, walk and sing. Advertising stimulates consumption, transforming them into objects of desire for children. The dolls, which are mostly standardized, end up indicating a way of being. The creation of rag dolls is opposed to the consumption of toys and is a possibility of inventing something unique with other bodies, hair, clothes. This text focuses on the relevance of art, by providing the creation of puppets to students in the Pedagogy course. It deals with workshops carried out with different groups, over more than two decades, that show the diversity of the works and their relationship with contemporary art creations.en
dc.description.abstractLa industria del juguete produce una infinidad de muñecos de plástico, que lloran, caminan y cantan. La publicidad estimula el consumo transformándolos en objetos de deseo para los niños. Los muñecos, que en su mayoría están estandarizados, terminan indicando una forma de ser. La creación de muñecos de trapo se opone al consumo de juguetes y es una posibilidad de inventar algo único con otros cuerpos, cabellos, ropas. Este texto se centra en la relevancia del arte al proporcionar la creación de muñecos a los estudiantes del curso de Pedagogía. Se trata de talleres realizados con diferentes colectivos, a lo largo de más de dos décadas, que muestran la diversidad de las obras y su relación con las creaciones artísticas contemporáneases
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofGEARTE : revista do Grupo de Pesquisa em Educação e Arte do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS. Vol. 8, n.2 (maio/ago. 2021), p. 415-433pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVisual art educationen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectPedagogyen
dc.subjectCreation workshopen
dc.subjectRag dollsen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectEducación artísticaes
dc.subjectPedagogíaes
dc.subjectTaller de creaciónes
dc.subjectMuñecas de trapoes
dc.subjectFormación de profesoreses
dc.titleArtes visuais na pedagogia : atelier de criação de bonecos de panopt_BR
dc.title.alternativeVisual arts in pedagogy : rag doll creation workshopen
dc.title.alternativeArtes visuales en la pedagogía : taller de creación de muñecos de trapoes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001136699pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples