Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCandotti, Cláudia Tarragôpt_BR
dc.contributor.authorBastianel, Laurapt_BR
dc.date.accessioned2022-02-16T04:30:46Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/235194pt_BR
dc.description.abstractContextualização: A escoliose idiopática do adolescente (EIA) é uma condição tridimensional da coluna vertebral. Os principais tratamentos são: uso de coletes, exercícios fisioterapêuticos específicos para escoliose (EFEE) e cirurgia, cujos objetivos são diminuir a progressão da curva, aprimorar a qualidade de vida e a estética dos pacientes. Até onde se tem conhecimento, não há nenhum questionário que avalie especificamente o tratamento baseado nos EFEE. Objetivo: Propor um questionário para pacientes adolescentes com escoliose idiopática (EI) que fazem o tratamento de EFEE e avaliar sua validade e reprodutibilidade. Materiais e Métodos: Foram realizados três estudos: (1) corresponde a uma revisão sistemática da literatura com finalidade de: (a) identificar questionários validados para avaliar pacientes com EI; (b) descrever as principais características dos estudos que validaram esses questionários e (c) identificar se existem questionários validados que avaliam os diferentes aspectos do tratamento conservador baseado em EFEE. Como desfecho identificou-se uma variedade de 13 questionários validados para avaliar pacientes com EI, alguns desses questionários focados no tratamento cirúrgico e de colete, e outros em aspectos gerais da doença. Confirmando a hipótese prévia, ainda permanece a necessidade de questionários que contemplem aspectos importantes do tratamento com EFEE; (2) corresponde a um estudo de validação, com finalidade de (a) desenvolver um questionário para pacientes com EIA submetidos ao tratamento conservador de EFEE, (b) avaliar a validade de conteúdo desse questionário e (c) apresentar a versão traduzida do questionário para a língua inglesa. Como resultados, o questionário “Percepção do Paciente sobre a Fisioterapia específica para escoliose idiopática” (Physio-IS) foi criado e teve sua validade de conteúdo confirmada por um comitê de 7 experts, após três rounds de avaliação, com 100% de concordância entre todos os experts para todos os índices de validade; (3) corresponde a um estudo de validação e confiabilidade, com finalidade de avaliar a validade estrutural, consistência interna e reprodutibilidade do questionário Physio-IS. De forma consecutiva, 52 adolescentes com EI foram convidados a responder através da plataforma Google-Forms o questionário PhysioIS em dois dias distintos. Em relação à validade estrutural, a análise fatorial demonstrou quatro domínios denominados: conhecimento específico, repercussão social, dor e preocupação associada. A consistência interna, com o alfa de Cronbach foi de 0,76 à 0,92, e a reprodutibilidade com o kappa e o kappa ponderado foi de 0,453 a 0,785, enquanto o percentual de concordância variou de 63,5 a 80,8. Conclusões: O Physio-IS consiste em uma nova ferramenta para a avaliação de pacientes adolescentes submetidos ao tratamento conservador de EFEE, auxiliando o indivíduo que responde, o profissional que acompanha e futuras pesquisas envolvendo pacientes com EIA.pt_BR
dc.description.abstractBackground: Adolescent idiopathic scoliosis (AIS) is a three-dimensional condition of the spine. The main treatments for AIS are: brace, physiotherapeutic scoliosisspecific exercises (PSSE) and surgery, which are intended to reduce the curve progression, improve quality of life and aesthetics of patients. To the best of our knowledge, there is no questionnaire that specifically assesses treatment based on PSSE. Objective: To propose a questionnaire for adolescent patients with idiopathic scoliosis (IE) undergoing treatment with PSSE and to assess its validity and reliability. Three studies were carried out: The first is a systematic literature review that aimed to (a) search for validated IE patient assessment questionnaires; (b) identify the main characteristics of the studies that validated those questionnaires and (c) Determine whether there are validated questionnaires that assess the different aspects of PSSE. We found 13 validated questionnaires that assess patients with IE. Some focused on surgical treatment and bracing, others on general aspects of the disease, while none addressed important aspects of PSSE. The second study sought to develop a questionnaire in Portuguese for patients with AIS, evaluate its content validity and translate it to English. The content validity of the resulting questionnaire "Patient's Perception of Specific Physical Therapy for Idiopathic Scoliosis" (Physio-IS) was confirmed. Three rounds of assessment by 7 experts resulted in 100% agreement regarding all the validity indexes. The third study tested the structural validity and reliability of the Physio-IS. Consecutively, 52 adolescents with IE were invited to answer the Physio-IS questionnaire through the Google-Forms platform on two different days. Regarding structural validity, the factor analysis showed four domains, namely: specific knowledge, social repercussion, pain and associated concern. Cronbach's alpha showed internal consistency ranged from 0.76 to 0.92, and kappa and weighted kappa showed reproducibility ranged from 0.453 to 0.785, while the percentage of agreement ranged from 63.5 to 80.8. Conclusions: The Physio-IS is a new tool for the assessment of adolescent patients treated with PSSE, that will be helpful to the patients who answer the questionnaire, as well as health professionals and researchers studying AIS.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectColuna vertebralpt_BR
dc.subjectSpineen
dc.subjectEscoliosept_BR
dc.subjectPhysiotherapisten
dc.subjectPosturapt_BR
dc.subjectBody imageen
dc.subjectImagem corporalpt_BR
dc.titleValidação e reprodutibilidade de um questionário que avalia percepção do paciente em relação ao tratamento conservador de fisioterapia específica para escoliose idiopáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001137459pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humanopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples