Reflexões acerca do ser-criança e do cuidado em enfermagem no contexto da AIDS
dc.contributor.advisor | Vernier, Eliane Tatsch Neves | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Motta, Maria da Graça Corso da | pt_BR |
dc.contributor.author | Paula, Cristiane Cardoso de | pt_BR |
dc.contributor.author | Padoin, Stela Maris de Mello | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2010-06-08T04:18:03Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-6933 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/23515 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo é resultado de reflexões a partir do estudo realizado para conclusão do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Refere-se ao cuidado em Enfermagem, na educação em saúde, ao sercriança que convive com o HIV/AIDS, desenvolvido no Serviço de Doenças Infecciosas Pediátricas do Hospital Universitário de Santa Maria/RS. Na busca de subsídios para refletir acerca do ser criança, recorreu-se à Teoria da Enfermagem Humanística de Paterson e Zderad, que iluminou o caminho percorrido e proporcionou a reflexão do saber da Enfermagem, sua finalidade e direção na ciência do cuidado. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artículo es el resultado de reflexiones a partir del estudio realizado para la conclusión del Curso de Enfermería de la Universidad Federal de Santa Maria-RS, Brasil. Se refiere al cuidado en Enfermería, en la educación en salud del ser niño que convive con el HIV/SIDA, desarrollado en el Servicio de Enfermedades Infecciosas Pediátricas del Hospital Universitário de Santa Maria-RS, Brasil. En la búsqueda de subsidios para reflexionar acerca del ser niño, se ha consultado la Teoría de la Enfermería Humanística de Paterson y Zderad, que alumbró el camino percorrido, además de propiciar la reflexión sobre el saber de la Enfermería, su finalidad y dirección en la ciencia del cuidado. | es |
dc.description.abstract | This article is the result of reflections on the study carried out for the completion of the Nursing School at the Federal University of Santa Maria-RS, Brazil. It relates to the Nursing Care on Health Education to the child being that lives with the HIV/AIDS and was developed at the Pediatric Infectious Disease Service of Santa Maria University Hospital-RS, Brazil. Trying to find subsidies in order to make a reflection on the child-being, one resorted to the Humanistic Nursing Theory by Paterson and Zderad that enlightened the followed way, and provided a reflection on the Nursing knowledge, its purpose and its direction in the care science. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, RS. vol. 24, n. 2 (ago. 2003), p. 189-195 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Cuidado da criança | pt_BR |
dc.subject | Enfermería | es |
dc.subject | Síndrome de imunodeficiência adquirida : Criança | pt_BR |
dc.subject | Cuidado del niño | es |
dc.subject | Educación | es |
dc.subject | Sindrome de inmunodeficiencia adquirida | es |
dc.subject | Nursing | en |
dc.subject | Child care | en |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Acquired immunodeficiency syndrome | en |
dc.title | Reflexões acerca do ser-criança e do cuidado em enfermagem no contexto da AIDS | pt_BR |
dc.title.alternative | Reflexiones acerca del ser-niño y del cuidado de Enfermería en el contexto del SIDA | es |
dc.title.alternative | Reflections on the child being and on the nursing care in AIDS context | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000397619 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40281)Health Sciences (10760)