Modalidades de aplicação de sistemas decisórios no treinamento de futuros professores : uma experiência de ensino
View/ Open
Date
1981Author
Type
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente estudo foi desenvolvido com dois grupos de alunos da disciplina Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1. e 2. Graus, provenientes de diversas licenciaturas, e submetidos a diferentes modalidades de treinamento. O treinamento do primeiro grupo foi centrado na identificação de problemas e o do segundo grupo foi centrado na solução de problemas. Foram comparados os resultados dos desempenhos dos alunos na habilidade de tomar decisões, no domínio de conteúdo e na qualidade do processo d ...
O presente estudo foi desenvolvido com dois grupos de alunos da disciplina Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1. e 2. Graus, provenientes de diversas licenciaturas, e submetidos a diferentes modalidades de treinamento. O treinamento do primeiro grupo foi centrado na identificação de problemas e o do segundo grupo foi centrado na solução de problemas. Foram comparados os resultados dos desempenhos dos alunos na habilidade de tomar decisões, no domínio de conteúdo e na qualidade do processo de solução de problemas em estudos de caso. Os resultados evidenciados servem de alerta para que os responsáveis pelo treinamento de futuros professores preocupem-se em instrumentá-los não somente para solucionar problemas, mas, sobretudo, para reflexionar criticamente sobre a realidade e identificar as questões relevantes que precisam ser respondidas. ...
Abstract
This study was developed with two groups of students from several training teacher programs. They were exposed to two different training modalities. The first treatment was problem identification centered and the second one was problem solving centerd. The dependent variables were: decision making ability, content mastery and quality of problem solving process in case studies. The main results suggest that prospective training programs must focus not only in problem solving situations. They mus ...
This study was developed with two groups of students from several training teacher programs. They were exposed to two different training modalities. The first treatment was problem identification centered and the second one was problem solving centerd. The dependent variables were: decision making ability, content mastery and quality of problem solving process in case studies. The main results suggest that prospective training programs must focus not only in problem solving situations. They must be directed toward criticaI thinking and search of unanswered questions. ...
In
Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 6, n. 1 (jan./abr. 1981), p. 17-44
Source
National
Collections
-
Journal Articles (39077)Humanities (6670)
This item is licensed under a Creative Commons License