Mostrar registro simples

dc.contributor.authorOliveira, Anderson Castro dept_BR
dc.contributor.authorAlves-Brito, Alanpt_BR
dc.contributor.authorMassoni, Neusa Teresinhapt_BR
dc.date.accessioned2022-02-11T04:42:20Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1982-5153pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/235063pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo buscou identificar e analisar dissertações e produtos educacionais desenvolvidos no âmbito dos Mestrados Profissionais em Ensino de Física e Astronomia no Brasil, de 2003 até 2019, visando oferecer um panorama das práticas didáticas preocupadas com a Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) levando em conta as Lei 10.639/2003 e 11.645/2008. Usando metodologia qualitativo-interpretativa, encontramos que apenas 0,3% de um total de 1262 trabalhos têm se preocupado em levar para sala de aula e, especificamente, para as aulas de Física/Ciências, discussões inerentes à promoção de ERER. Embora, atualmente incipiente, concluímos que o Mestrado Profissional, ao promover o reconhecimento e a valorização da história, cultura e identidade de grupos historicamente discriminados no Brasil, pode ser um agente importante na efetivação da educação antirracista, por sua característica de capilaridade no território nacional e com potencial para disseminação de resultados da própria pesquisa produzida na área.pt_BR
dc.description.abstractThe present study sought to identify and analyse dissertations and educational products developed under the Professional Masters in Physics and Astronomy Teaching in Brazil, during 2003 to 2019, aiming to offer an overview of the didactic practices concerned with Education for Ethnic-Racial Relations (ERER) taking into acount the Laws 10.639/2003 and 11.645/2008. Using qualitative-interpretative methodologies, we found that only 0.3% of a total of 1262 papers have been concerned with taking discussions inherent to the promotion of ERER to the classroom and, specifically, to the Physics / Science classes. Although currently incipient, we conclude that the Professional Master's Degree, by promoting the recognition and appreciation of the history, culture and identity of historically discriminated groups in Brazil, can be an important agent in the realization of anti-racist education, due to its characteristic of capillarity in the national territory, and with the potential to disseminate the results of the research produced in the area.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofAlexandria : revista de educação em ciência e tecnologia. Florianópolis, SC. Vol. 14, n. 2 (nov. 2021), p. 305-330pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectScience educationen
dc.subjectRelações étnicas e raciaispt_BR
dc.subjectTeaching physics and astronomyen
dc.subjectEducacão em ciênciaspt_BR
dc.subjectProdução científicapt_BR
dc.subjectNational professional master in physics teachingen
dc.subjectRacismen
dc.subjectLaws 10.639 and 11.645en
dc.titleEducação para as relações étnico-raciais no ensino de física e astronomia no Brasil : mapeamento da produção em mestrados profissionais (2003-2019)pt_BR
dc.title.alternativeEducation for ethnic-racial relations in Brazil’s physics and astronomy teaching : mapping the professional master productions (2003-2019)en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001133957pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples