Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBuógo, Míriampt_BR
dc.contributor.authorCogo, Ana Luisa Petersenpt_BR
dc.date.accessioned2010-06-08T04:18:01Zpt_BR
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.issn0102-6933pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/23504pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo desvelar o significado do banho no leito para alunos de um curso de auxiliares de enfermagem. Trata-se de uma investigação qualitativa com abordagem fenomenológica-hermenêutica. Os sujeitos são seis estudantes. Para coleta das informações, utilizou-se a entrevista semiestruturada, e a análise dos discursos foi realizada com abordagem hermenêutica (RICOUER, 1990; MOTTA, 1997; CROSSETTI, 1997). Os temas desvelados foram o enfrentamento de uma situação nova e o banho no leito como um encontro de cuidado. Acredita-se que a compreensão destes significados seja fundamental para o planejamento do ensino do cuidado, auxiliando os estudantes a vencerem suas dificuldades durante o banho no leito.9pt_BR
dc.description.abstractThe present study aims to unveiling the meanings of first inbed patient bathing for students of a school of nursing assistants. The present study had a qualitative design and counted with a phenomenological-hermeneutic approach. Study participants were six students. Data collection was carried out through a semi-structured interview; and discourse analysis was done with a hermeneutic approach (RICOUER, 1990; MOTTA,1997; CROSSETTI, 1997). Topics unveiled were both the act of facing a new situation and inbed bathing as a moment of providing healthcare. We believe that the understanding of these meanings is essential for the planning of healthcare teaching,helping students to overcome difficulties during inbed bathing.en
dc.description.abstractEl presente estudio tiene como objetivo desvelar el significado del baño en el lecho para alumnos de un curso de practicantes. Se trata de una investigación cualitativa con enfoque fenomenológico-hermenéutico. Los sujetos son seis estudiantes. Para recolección de las informaciones, se ha utilizado la entrevista semiestructurada, y el análisis de los discursos fue realizado con enfoque hermenéutico (RICOUER, 1990; MOTTA, 1997; CROSSETTI, 1997). Los temas desvelados fueron los siguientes: enfrentar una situación nueva y baño en el lecho es un encuentro de cuidado. Se cree que la comprensión de estos significados sea fundamental para la planificación de la enseñanza del cuidado, auxiliando a los estudiantes a vencer sus dificultades durante el baño en el lecho.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre. Vol. 23, n. 2 (jul. 2002), p. 51-67pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBanho no leitopt_BR
dc.subjectNursing careen
dc.subjectCuidados de enfermagempt_BR
dc.subjectBathsen
dc.subjectEducationen
dc.subjectNursingen
dc.subjectStudents nursingen
dc.subjectAtención de enfermeríaes
dc.subjectBañoses
dc.subjectEducación en enfermeríaes
dc.subjectEstudiantes de enfermeríaes
dc.titleDesvelando significados do primeiro banho no leito para alunos de um curso de auxiliares de enfermagempt_BR
dc.title.alternativeUnveiling meanings of first inbed patient bathing to students of a school of nursing assistants en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000347409pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples