Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBorba, Eduardo Zillespt_BR
dc.contributor.authorKreuzner, Georgia Gaispt_BR
dc.date.accessioned2022-02-08T04:37:46Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/234887pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho é composto por um estudo de caso sobre o influenciador virtual Pin e sua utilização pela marca Ponto para estimular a interação e gerar engajamento do público com a marca na plataforma Twitter. Para compreender essas movimentações de comunicação da marca, inicialmente foram conduzidas aproximações ao tema com a construção de dois capítulos teóricos. No primeiro, apresenta-se um histórico da internet e suas características enquanto espaço da comunicação em rede. No segundo, aborda-se o conceito de marcas, de personalidade da marca, de interação e engajamento para, então, conceituar os influenciadores virtuais a partir de outros elementos de marca como personagens e mascotes, assistentes virtuais, chatbots e influenciadores digitais. Após essa fundamentação teórica, como metodologia da pesquisa também se assume uma postura exploratória, no sentido de ir à campo (digital) para verificar de que forma a marca utiliza o influenciador virtual para estimular a interação e o engajamento com o público no Twitter. Assim, a partir de um recorte de 12 tweets da marca publicados em setembro de 2021, foram coletados e analisados dados qualitativos, com base na técnica de análise do conteúdo, procurando investigar como se davam os diálogos e interações do Pin com o público na plataforma. Como resultado foi possível identificar e categorizar algumas das estratégias que a marca utiliza a partir do personagem virtual para estimular a interação com o público. Por exemplo, a criação de uma comunidade virtual ao redor do personagem; a apropriação de assuntos virais ou relevantes culturalmente para o público da marca; a conversação entre usuários e personagem; a criação de memes e de postagens de humor com o personagem; e o compartilhamento de conteúdos criados pelos próprios usuários, como forma de validar sua participação na comunidade e estimular outros usuários a criarem conteúdo com e sobre o Pin.pt_BR
dc.description.abstractThis work consists of a case study on the virtual influencer Pin and its use by the brand Ponto to stimulate interaction and generate public engagement with the brand on Twitter. In order to understand these brand communication movements, approaches to the theme were initially conducted with the construction of two theoretical chapters. The first presents a history of the internet and its characteristics as a space for network communication. In the second, the concept of brands, brand personality, interaction and engagement is approached, to then conceptualize virtual influencers from other brand elements such as characters and mascots, virtual assistants, chatbots and digital influencers. After this theoretical foundation, as a research methodology, an exploratory posture is also assumed, in the sense of going into the field (digital) to verify how the brand uses the virtual influencer to stimulate interaction and engagement with the public on Twitter. Thus, from a clipping of 12 tweets of the brand published in September 2021, qualitative data was collected and analyzed, based on the content analysis technique, seeking to investigate how Pin's dialogues and interactions with the public on the platform took place. As a result, it was possible to identify and categorize some of the strategies that the brand uses with the virtual character to stimulate interaction with the public. For example, creating a virtual community around the character; the appropriation of viral or culturally relevant issues for the brand's audience; the conversation between users and character; creating memes and humor posts with the character; and sharing content created by users themselves, as a way to validate their participation in the community and encourage other users to create content with and about Pin.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVirtual influencersen
dc.subjectComunicação digitalpt_BR
dc.subjectInfluenciador digitalpt_BR
dc.subjectPINen
dc.subjectTwitter (Site)pt_BR
dc.subjectSocial mediaen
dc.titleInfluenciadores virtuais e a interação com o público: um estudo de caso sobre o PIN na plataforma Twitterpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001136721pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples